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Por Júlio Filho -26 de agosto de 2021

Sindseg PR/MS – Sindicato das Seguradoras do Paraná e Mato Grosso do Sul – está comemorando seu 97º aniversário. A data oficial acontece no próximo sábado, 28/08, mas o evento organizado pela entidade para marcar seu aniversário de fundação aconteceu ontem, 25/08.

Como ainda estamos passando por uma pandemia, a opção da Diretoria do Sindseg PR/MS foi promover um Painel de Debate online, preservando a segurança de todos os envolvidos no evento.

Com o tema “Cenários Econômicos: oportunidades e desafios para o mercado segurador”, o evento contou com a presença de Altevir Dias do Prado, Presidente do Sindseg PR/MS, como anfitrião, do jornalista de economia Carlos Alberto Sardenberg, que atuou como mediador e dos convidados Marcio Coriolano, Presidente da CNseg , Ivan Gontijo, Presidente da Bradesco Seguros e Murilo Riedel, Presidente da HDI.

Altevir Prado abriu o evento agradecendo a participação dos convidados, destacando a audiência expressiva que acompanhava o evento online. “O aniversariante é o Sindicato, mas o presenteado é todo o mercado segurador brasileiro que vai poder acompanhar um painel em altíssimo nível mediado por um dos jornalistas de economia mais respeitados do país, abrilhantado pelas participações dos senhores Marcio Coriolano, Ivan Gontijo e Murilo Riedel”, anunciou Altevir.

Em seguida, Sardenberg fez uma análise da situação econômica atual do Brasil, considerando, também, o cenário internacional, tendo por base o período pandêmico pelo qual passamos e que afetou diretamente todos os países.

Como destaque, Sardenberg abriu sua análise lembrando que, no início da pandemia a expectativa para a economia do País era até otimista, o que poderia ter sido corroborado com a retomada da China, alavancando o mercado para os commodities e para o agronegócio brasileiro.

O problema, segundo ele, foi uma sequência de eventos negativos que acabaram por afetar o nosso índice de inflação. “Uma sequência de choques no índice de inflação causaram efeitos secundários que acabaram se espalhando na economia”, explicou, destacando cinco fatores responsáveis por esses efeitos: alta do dólar, alta dos combustíveis, crise hídrica, alta dos itens de alimentação e, claro, a paralisação da economia durante a pandemia, todos pressionando diretamente o índice. “O índice projetado para este ano deverá ficar na casa dos 7,5% a 8%. Como vários preços são indexados pela inflação, o Banco Central vem elevando a Taxa Básica de Juros que, segundo especialistas, deverá fechar 2021 em cerca de 7,8% a 8%”, explicou Sardenberg.

O lado positivo, segundo ele, é que o mundo já está em recuperação, puxados pelos EUA e pela China, o que deverá aumentar a demanda, o que deverá beneficiar o agronegócio brasileiro e, consequentemente, aliviar a pressão sobre a economia nacional.

Após sua exposição, Sardenberg iniciou o Painel, perguntando a Márcio Coriolano a respeito das oportunidades e ameaças considerando o cenário econômico e a realidade do Open Insurance.

Coriolano destacou que o mercado já está pronto há tempos para esta realidade. Segundo ele, o mercado de seguros brasileiro já possui muita tecnologia já embarcada e as “opens” são marcadas, basicamente, por transações eletrônicas entre as partes, sendo 90% tecnologia e 10% negócio. “Este marketplace que estão dizendo que está sendo criado com a Open Insurance já existe há muito tempo, só que agora com um componente tecnológico, eletrônico, que o setor já tem”. O que muda é a forma de transacionar”.

Ele acredita que este novo cenário não deverá causar grandes modificações no mercado. “Por trás disso tudo está o ‘Império do Consumidor’. No final das contas, vai ser o consumidor, o segurado, que vai decidir se quer ou não transacionar no Open Insurance”.

Sandbox

Coube a Ivan Gontijo abordar a questão das Sandbox. Ele alertou que o mercado precisa se lembrar que ainda não somos 100% digitais, que ainda estamos no meio do caminho e que temos muita ainda a investir no digital, pois boa parte do mundo ainda é analógico, com muitos clientes analógicos. “Os negócios devem ser feitos no sentido de melhor atender o cliente, olhando para o cliente digital e também para o cliente analógico”, ressaltou Gontijo, afirmando que é esse olhar que vai poder atender os clientes em sua plenitude.

Gontijo acredita que as Sandbox vem ao encontro de todo esse movimento pelo qual o mundo e os mercados vêm passando. “A expectativa é que este processo traga novas formas para se oferecer novos produtos e nova prestação de serviços, ampliando a possibilidade de solução e proporcionando uma experiência diferenciada para o cliente do seguro”, analisa, destacando o surgimento de dois pilares: o das oportunidades e o da governança de dados.

LGPD

E por falar em governança de dados, coube a Murilo Riedel analisar os desafios que a nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) traz para o mercado de seguros. Murilo destaca que a transparência dos dados no nosso mercado de seguros já existe há muito tempo. “O Brasil tem um dos mercados mais transparentes do mundo, com os dados dos consumidores sendo analisados de forma consentida já há tempos”. Ele lembra que o setor já investiu – e continua investindo – valores importantes nas análises de informações para o desenvolvimento e precificação de seus produtos. “Isso fez com que o mercado de seguros brasileiro tenha uma grande disponibilidade de produtos interessantes para os corretores e para os segurados”. Murilo destaca que essas análises permitiram que, mais do que simplesmente pagar uma indenização, os produtos de seguros venham, hoje, com uma gama sofisticada de assistências atrelada.

O Presidente da HDI, porém, alerta que a informação é matéria-prima para o mercado e que, portanto, precisa ser tratada de forma a se ter certeza que está sendo bem utilizada. “Precisamos ter a garantia de que essas informações foram efetivamente utilizados com segurança, porque temos a nossa responsabilidade para com esses dados”.

Sindseg PR/MS

Para o Presidente do Sindseg PR/MS, a atuação do sindicato tem sido cada vez mais desafiadora. Altevir destacou que além de agregar valor aos seus filiados, é um importante papel da entidade promover a cultura do seguro, de forma que, tanto de ordem técnica quanto política, seja um farol e um balizador para o mercado. “É incumbência do sindicato promover a inovação necessária, seja Open Insurance, seja Sandbox, mas com o cuidado necessário para não cairmos em modismos, desenvolvendo a cultura e o desenvolvimento humano de todos aqueles que trabalham no mercado de seguros”. Para Altevir, este é o papel não só do sindicato, mas de todas as entidades representativas do mercado. “Temos nos esforçado para desempenhar esse papel orientativo junto ao mercado e à sociedade, seguindo as diretrizes da CNseg”, frisou Altevir Prado.

TV Sindseg PR/MS

Com mais de mil espectadores durante a Live, o evento marcou, também, o lançamento oficial da TV Sindseg PR/MS no YouTube. A plataforma trará, a partir de agora, tudo que acontece de mais relevante no mercado segurador do Paraná e do Mato Grosso do Sul, através de notícias, entrevistas, debates. Para que você não perca nenhum conteúdo, basta acessar  o Canal da TV Sindseg PR/MS no YouTube, se inscrever e ativar o sininho, que será notificado sempre que o sindicato publicar um novo vídeo.