Com a identidade visual renovada, várias ações de promoção dos seguros realizadas ou em curso, inovações na estratégia de promoção do setor, o Sindicato das Seguradoras do Paraná e de Mato Grosso do Sul (Sindseg PR/MS) completa 100 anos de existência nesta quarta-feira (28/08) como um exemplo de reposicionamento da representatividade sindical patronal.

No mercado segurador a instituição é reconhecida nacionalmente por valorizar sua história e reverenciar grandes personalidades do setor que compuseram suas diretorias, utilizando essa tradição para abrir portas para as seguradoras nos diversos setores sociais e econômicos.

Mas a grande marca que ficará estampada no ápice de um século de história é a expertise da entidade em associar à tradição os novos elementos da modernidade e, com isso, conseguir romper qualquer resquício estigmatizante do período em que vigoraram as contribuições sindicais obrigatórias.

A diretoria que assumiu em 2021, liderada pelo presidente Altevir Prado, imprimiu ritmo de iniciativa privada se encarregando dessa repaginação. “Tradição e inovação são duas faces da mesma moeda. Seguiremos reverenciando nosso glorioso passado mas com um olhar inquieto para futuro”, foi a mensagem de posse de Altevir que norteou as ações.

Foram implantados os princípios de governança corporativa, ampliados os canais de comunicação com a sociedade e o presidente se encarregou de levar pessoalmente o tema seguro para além das fronteiras do mercado, dialogando com o Poder Púbico e com entidades de classe da advocacia, do comércio e da indústria.

Esse esforço em dinamizar a representatividade, tornar o mercado mais aberto, quebrar tabus que sempre permearam a percepção da sociedade sobre o seguro, ganhou um forte impulso a partir de setembro de 2023, com o lançamento de um ano de intensa programação de atividades alusivas ao centenário.

Uma agência de publicidade foi contratada, modernizou a logomarca do Sindicato e sob supervisão da equipe de comunicação do próprio Sindseg PR/MS, foi lançada uma campanha publicitária nas redes sociais sem precedentes no mercado.

Com média de 623 mil visualizações por mês e um total de 3,3 milhões de pessoas impactadas, essa campanha utilizou animações e a linguagem descolada da publicidade para contar a história do setor e do sindicato, além de divulgar as diversas modalidades de seguros e a forma de contratação (conheça a série Cobertura no Tempo).

Utilizar a história do seguro para mostrar à sociedade a sua importância foi uma estratégia que se mostrou acertada. O Sindseg PR/MS contratou uma equipe de historiadores que fez extensa pesquisa em bibliotecas, museus, revisou atas e documentos e produziu um livro e uma exposição de riqueza histórica jamais vista no setor.

O livro “Legado Assegurado” e a exposição “Seguro através do tempo” foram lançados em cinco cidades (Londrina, Maringá, Curitiba, Ponta Grossa e Cascavel) com a presença de autoridades locais, imprensa e formadores de opinião que assistiram à palestra do historiador Miguel Fernando sobre a história do seguro e do Sindseg PR/MS.

Para o presidente do Sindicato Altevir Prado, com esse esforço da atual diretoria impulsionado pelas ações do centenário, o Sindseg PR/MS cumpre uma de suas funções institucionais de elevar o nível cultural do setor e trazer conhecimento securitário para a sociedade.

“Nós percebemos que existia uma grande lacuna de informações sobre o nosso mercado. Você chegava em uma biblioteca pública e procurava informações sobre seguro, não encontrava nada. Vamos distribuir o livro Legado Assegurado para os 399 municípios paranaenses, já distribuímos também no Mato Grosso do Sul, com excelente aceitação. O prefeito de Curitiba Rafael Greca me pediu ontem e nós vamos doar 50 livros para os `Faróis do Saber` da capital. Esse conjunto de

ações coloca novamente o Sindseg PR/MS na vanguarda da representatividade sindical patronal nesse momento em as entidades de classe precisaram se reinventar, agregar valor às associadas, multiplicar as ações, ampliar a visibilidade do setor com austeridade e transparência”, disse Altevir Prado parabenizando o Sindseg PR/MS e todas as pessoas que fizeram parte da instituição nesses 100 anos.

Na esteira das ações do centenário, o Sindseg PR/MS ainda lançou uma edição especial de um selo comemorativo dos Correios, criou uma comenda para homenagear pessoas que contribuíram com a difusão dos seguros e realizou um ciclo de palestras com grandes personalidades do setor.

A instituição aumentou sua representatividade e atualmente conta com 20 associadas das maiores seguradoras do Brasil (Veja quadro de associadas). Possui cinco diretorias, cinco conselhos e três comissões temáticas (Comissão de Seguros Patrimoniais, Especiais e Benefícios), além de delegados nas diversas regiões do Paraná e no Mato Grosso do Sul, que trazem mensalmente para debate os desafios encontrados pelas seguradoras associadas.

A festa de comemoração ao centenário do Sindseg PR/MS acontecerá no dia 13 de setembro no Clube Curitibano com a presença de presidentes de seguradoras, representantes de entidades parceiras, diretores e funcionários das companhias associadas.

A origem

Curitiba era uma cidade de 80 mil habitantes, poucas coberturas de seguros quando em 28 de agosto de 1924 foi realizada a primeira reunião do “Comitê Mixto Paranaense e Santa Catharinense de Seguros”.

Era “mixto” porque reunia membros das duas grandes entidades representativas que existiam na época, a Associação de Companhias de Seguros e a Fire Insurance Association of Rio de Janeiro.

O objetivo desse primeiro comitê (que vai dar origem ao sindicato mais tarde) era dirimir os assuntos locais sem precisar levar todos para a então capital do Brasil (Rio de Janeiro), funcionar como um conselho consultivo das companhias locais e fiscalizar a aplicação de tarifas, que na época eram definidas de forma padronizada.

Um trecho de ata extraída desse período inicial do Comitê que consta no livro “Legado Assegurado” (pag. 343), revela como a entidade representativa já surge dando suporte às companhias e mostra também que o incêndio era um dos riscos que mais preocupava naquele momento.

“[…] Assim que as condições do Comitê o permitirem, deverá ser nomeado um eletricista para examinar as instalações elétricas dos prédios, quando haver (sic) solicitação da Companhia Seguradora, e um advogado para acompanhar os inquéritos dos incêndios e defender, quando necessário os interesses de nossos associados…”

Desmembramento

Com as dificuldades de deslocamento da época para que os membros de Santa Catarina participassem das reuniões, em 10 de julho de 1928 optou-se por desmembrar em duas entidades regionais surgindo o Comitê Local Paranaense de Seguros, cuja primeira diretoria foi encabeçada por Carlos Quentel.

Na foto desta primeira diretoria eleita do comitê já aparece uma mesa grande em madeira maciça toda esculpida com os pés em forma de patas de leão que permanece até hoje em perfeitas condições na atual sede do sindicato.

Aproximação institucional

Atualmente o Sindseg PR/MS cultiva um excelente relacionamento com entidades públicas, em especial, instituições cuja atuação converge com o interesse comercial das companhias seguradoras.

Como exemplo, o Sindicato já fez várias doações para a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba (DFRV), algumas para obras de melhorias na estrutura da delegacia, outras doações foram para aquisição de equipamentos de investigação. Um esforço para facilitar o trabalho dos policiais e procurar aumentar os índices de recuperação de veículos furtados ou roubados. Cultiva também excelente relação com os órgãos de trânsito colaborando em campanhas para a prevenção de acidentes.

O curioso é que esse modelo de atuação já era adotado desde as primeiras diretorias. Uma tradição iniciada no início do século passado e que se perpetuou atravessando décadas de diferentes diretorias. No livro de atas do Comitê Local Paranaense de Seguros (1924-1931) revela contribuições mensais do Comitê para o Corpo de Bombeiros de Curitiba, além de menções honrosas ao trabalho da corporação.

Evolução

Ainda nesse período, antes de se tornar sindicato, o Comitê chegou a criar uma Inspetoria de Riscos, com técnicos que visitavam os prédios para avaliar as condições de segurança e os equipamentos de combate à incêndios disponíveis, para ajudar as companhias a precificar o risco.

Ao longo dos anos, o Comitê desenvolveu estatísticas e estudos para subsidiar o mercado segurador paranaense com dados sobre arrecadação. Liderou negociações com o governo que pretendia aumentar os impostos incidentes na atividade seguradora. Repassou orientações das associações do Rio de Janeiro para as companhias, e também orientações do IRB sobre a necessidade de padronização das apólices.

Nas atas de reuniões é possível observar que as grandes obras que permitiram a expansão do Paraná, como a construção das estradas de ferro ligando a produção agrícola ao Porto de Paranaguá, precisavam de seguro, e ocorreram longas discussões no Comitê para avaliar quais companhias estavam aptas e poderiam suportar os riscos envolvidos.

De Comitê a Sindicato

Diante do governo do presidente Getúlio Vargas, havia uma estratégia da presidência de criar sindicatos, por outro lado o Brasil começava a regulamentar atividades que poderiam gerar receitas para os cofres públicos. O Comitê foi convertido em 1949 em Associação das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização no Estado do Paraná.

Em seus 100 anos de história, o Sindseg PR/MS esteve situado em apenas três endereços em Curitiba. A primeira sede estava instalada no coração da capital, a rua XV de Novembro, nº 413. Posteriormente, buscando ampliar o espaço e comodidade aos associados, a instituição transferiu sua estrutura para o edifício Santa Maria, na praça Zacarias, nº 58. Mas foi na gestão do presidente Mário Petrelli, em 1967, que foi adquirida a sede própria na rua Monsenhor Celso, nº 225, onde o sindicato permanece até hoje.

Com o plano de criar a confederação (CNseg), o Sindicato precisava aumentar sua área de abrangência e, a pedido do então presidente João Possiede, passou a representar também o estado do Mato Grosso do Sul, em 2007, abrindo uma sede em Campo Grande somente em 2017.