Nesta semana em Curitiba teve reunião de diretoria (10/06), da Comissão Interna de Seguros de Benefícios (11/06) e dos delegados do Sindseg PR/MS, por teleconferência (11/06). No Mato Grosso do Sul foi mais uma semana de várias visitas as companhias associadas.

A reunião de diretoria fez um balanço positivo do lançamento do livro “Legado Assegurado” durante a exposição “Seguro através do Tempo” iniciada em Londrina (27/05) e Maringá (28/05). Na avaliação do presidente Altevir Prado houve ampla cobertura da imprensa local, grande público qualificado nas duas cidades e uma palestra longa mas nem um pouco cansativa em função do conteúdo histórico riquíssimo.

“É uma exposição sem precedentes do mercado segurador brasileiro. O Sindseg PR/MS fez um esforço grande mas acertou na montagem e está proporcionando ao público uma agradável viagem no tempo. Com o reforço de imagens históricas que trazemos nos painéis, a palestra do historiador responsável pelo livro (Miguel Fernando) é um banho de conhecimento. Conseguimos revisitar o nosso passado, percorrer as grandes transformações políticas, econômicas e culturais ocorridas no Paraná permitindo entender melhor o presente e evidenciar o papel preponderante do seguro e do Sindseg PR/MS nesses 100 anos”, disse Altevir, destacando que agora no dia 25/06 a exposição e lançamento do livro será em Curitiba, na Universidade Positivo.

Os diretores também reverenciaram os dois homenageados durantes as exposições realizadas no Norte do Paraná. Consenso entre eles que foram homenagens merecidíssimas, dois propulsores do mercado, personalidades que contribuíram de forma decisiva para o crescimento do seguro no estado.

No evento em Londrina foi entregue a Comenda Medalha Centenária Rosácea Paranista a Moacir Abbá de Souza, que foi praticamente a face da HDI no Paraná por mais de duas décadas (2000-2022). Unanimidade entre os seguradores, Moacir agregou todo seu profissionalismo e reputação ilibada à Diretoria do Sindseg PR/MS por várias gestões consecutivas.

No evento em Maringá, a Medalha foi entregue ao corretor de seguros Osnir Roberto Gaspar, proprietário da corretora Katron e com atuação marcante no Sincor-PR teve participação decisiva na defesa das prerrogativas dos corretores e na disseminação dos seguros na Região Norte do Paraná.

CISB

A Comissão Interna de Seguros de Benefícios avaliou o progresso da retomada das atividades no Rio Grande do Sul. Os membros da Comissão falaram sobre o que cada uma de suas seguradoras está fazendo para contribuir. Uma das seguradoras associadas criou uma central de informações para atender segurados ou não. Outra companhia determinou a prorrogação automática da cobertura das apólices por 90 dias. Uma outra iniciativa de seguradoras que operam com seguro empresarial foi disponibilizar equipes de limpeza para extrair toda a sujeira trazida pela enchente e permitir que a empresa possa retomar a sua atividade o quanto antes.

Mato Grosso do Sul

Em Campo Grande o Sindseg PR/MS executou intensa agenda de visitas às associadas. Mariana Albuquerque foi levar a mensagem de união do mercado para as companhias. Convidou os associados para o almoço do mercado no fim do mês e ofereceu as instalações do Sindseg PR/MS para reuniões.

Ainda no fim de maio, Mariana visitou Fabiano Santarelli da MAG Seguros (27/05) e no dia seguinte (28/05) esteve com a gerente comercial da Zurich, Ana Letícia Silva.

Já no início de junho, visitou a sede da Allianz em Campo Grande, onde foi recebida por Felipe Pereira (03/06) e também esteve na Bradesco Seguros em reunião com Raul Vignoli (04/06).

Na sequência se reuniu com o delegado do Sindseg PR/MS no Mato Grosso do Sul, Alcione Azevedo, na sucursal da companhia Mapfre (07/06), depois visitou a Allianz onde foi recebida por Jean Marcel Wider, e no mesmo dia conheceu o novo gerente da Porto Seguro no estado Erivelton Barbosa (07/06).