Com a presença de autoridades, parceiros, convidados, centenas de policiais e viaturas, além da banda da Polícia Militar do Paraná, uma cerimônia em frente à sede do Batalhão de Polícia de Trânsito do Paraná (BPTran) celebrou os 70 anos da instituição na manhã desta terça-feira (15/03).

Em seu discurso o comandante do Batalhão, tenente-coronel Fernando Klemps, citou os avanços importantes implantados nos últimos anos. Segundo ele, o BPTran ampliou o horário de atendimento para vistoria em veículos até 19h30, além de determinar que as viaturas do batalhão compareçam em todos os acidentes quando forem acionadas, não mais apenas quando existem vítimas.

O Sindseg PR/MS foi uma das entidades parceiras convidadas e esteve no evento representado pelo diretor executivo Ramiro Dias. Ele recebeu das mãos do comandante do BPTran o “Troféu Colaboradores”.

Klemps também fez elogios ao Sindicato e agradeceu o apoio das seguradoras ao trabalho da polícia de trânsito. “Essa parceria (com o Sindseg PR/MS) sempre está ativa. A gente conversa com o seu Ramiro, que é um parceiro que nos ajuda no dia a dia, nos traz várias melhorias, dicas e muitas informações que fazem com que possamos melhorar o serviço para o usuário na ponta”.

O Sindseg PR/MS foi um dos apoiadores da iniciativa que tornou o procedimento de registro de acidentes de trânsito inteiramente eletrônico, além de colaborar com o BPTran com troca de informações e campanhas de educação no trânsito.

História

A data oficial da criação do Batalhão de Polícia de Trânsito da Polícia Militar do Estado do Paraná estabeleceu-se em 28 de fevereiro de 1952, com o nome de Serviço de Guarda Sinaleiro de Trânsito da Polícia Militar, sendo o 1º Tenente Reinaldo José Machado (hoje, Coronel RR), o seu primeiro Comandante.

Posteriormente, o Batalhão de Sinaleiros de Trânsito passou a denominar-se Batalhão de Controle de Tráfego (BCT). Em 17 de julho de 1973, foi criado o Pelotão de Motociclistas, com a finalidade de realizar o policiamento motorizado de trânsito e realizar o serviço de batedor e de segurança no deslocamento de autoridades, comboios e na realização de competições desportivas e desfiles.

Posteriormente, em 1976, o BCT passou a denominar-se Batalhão de Polícia de Trânsito, ficando subordinado ao Comando do Policiamento da Capital, atual 1º Comando de Policiamento Especializado.

Em agosto de 1979, foi destacada uma equipe de 35 homens do BPTran para substituírem os funcionários civis no Plantão de Acidentes do DETRAN, com a missão de efetuar o levantamento de locais de acidentes no município de Curitiba, o que vem sendo feito até hoje.