Representantes do Sindseg PR/MS participaram do 10° Encontro Corretor Unido e 4° Troféu Pantanal, realizado na última quinta-feira (10) em Campo Grande/MS pelo Sincor MS.

O diretor executivo do Sindseg PR/MS Ramiro Dias foi um dos convidados para falar na abertura do evento. Ele deu uma dimensão em números do mercado segurador nacional e regional.

Segundo dados da Susep são 161 seguradoras em atividade no Brasil, 93,9 mil corretores de seguros, 13 entidades abertas de previdência complementar, 16 empresas de capitalização e 146 empresas de resseguro. A soma do que todo o sistema de seguro devolveu para a sociedade em benefícios, indenizações, resgates, sorteios e despesas médicas e odontológicas no último ano é de R$ 393,2 bilhões.

Ramiro Dias explicou que, para efeito de estatística, o mercado brasileiro de seguros representa hoje 3,7% do PIB – chegando a 6,7% se considerar a saúde suplementar. “Mas se considerarmos a forma como todos os valores que essas indenizações e tributos movimentam a economia, a participação do setor no PIB cresce exponencialmente”, afirmou Dias.

Ele exemplificou seu raciocínio mostrando que no seguro de automóvel o giro da economia não se encerra com o recebimento do prêmio e pagamento da apólice e da comissão de corretagem. “Em caso de perda total tem a receita para a indústria automobilística e para a concessionária com a restituição do bem, serviços relacionados ao negócio, como despachante, vistoriadores e peritos, além do recolhimento de impostos para o governo. Nos outros casos movimenta também toda a indústria e comércio de peças, insumos e serviços relacionados ao reparo do veículo”.

Os presidente do Sincor MS José Fernando Faracco e do Sincor MT José Cristóvão Martins agradeceram a presença dos representantes das seguradoras no encontro. Tokio Marine, Liberty, HDI, Icatu, Capemisa e Mapfre foram as seguradoras participantes.

No Mato Grosso do Sul são 17 seguradoras atuantes com registro na Susep, 1100 corretores e 2.300 securitários na ativa.