23/05/2018 às 22:21 Atualizado em 23/05/2018 às 22:34 O Dia da Cidadania, realizado pela OAB/PR em parceria com o Sindseg – PR/MS, Detran/PR, Polícia Rodoviária Estadual e várias outras entidades de classe e ONG`s, aconteceu no último sábado (26/05) em 11 cidades do Paraná.
A iniciativa levou informações à população sobre direitos em variadas áreas – igualdade de gênero, igualdade racial, criança e adolescente, idoso, previdência, consumo, meio ambiente, família, trabalho, questões eleitorais e de responsabilidade no trânsito.
Em Curitiba, os trabalhos aconteceram na Praça Rui Barbosa, no Centro, das 9 às 18 horas com a presença do presidente do Sindseg – PR/MS, João Gilberto Possiede, do diretor executivo, Ramiro Dias, do presidente da OAB/PR, José Algusto de Norona e de autoridades municipais e estaduais.
Advogados voluntários e representantes das entidades envolvidas distribuíram panfletos e expuseram campanhas de conscientização em 27 estandes e 3 espaços temáticos. No estande de conscientização no trânsito do Sindseg – PR/MS e da Polícia Rodoviária Estadual, havia um carro batido e cartazes mostrando famílias dizimadas pelo trânsito. Um policial rodoviário estadual fez alguns testes com o “bafômetro” para demostrar à população o funcionamento do equipamento e as consequências de dirigir sob o efeito de álcool.
O Dia da Cidadania na capital paranaense contou ainda com atrações musicais. O Coral da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), da OAB/PR, fez duas apresentações às 11h30 e às 14h30, e ao meio-dia e meia, foi a vez da Banda Alma Sonora.
As 11 cidades que participaram do Dia da Cidadania foram: Araucária, Assis Chateubriand, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Iporã, Ponta Grossa, Rio Negro, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais e Umuarama.