Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Sindseg PR/MS encaminhou uma carta assinada pelo presidente, Altevir Prado, e uma caneca personalizada para cerca de 40 mulheres que atuam em nível de gerência nas seguradoras associadas.

Na carta a lideranças femininas do mercado segurador paranaense e sul-mato-grossense, o presidente do Sindseg PR/MS inicia exaltando o gênero feminino no contexto da evolução da espécie humana, exercendo “papel, pensante, observador e protetor”.

Destaca que esta relevância da mulher por vezes foi obscurecida pela sociedade, mas rapidamente recuperada graças a pessoas como as homenageadas, que empreendem, trabalham e lideram, “com extrema maestria e eficiência”.

“O SINDSEG PR/MS se enche de orgulho por contar com mulheres como você, que faz a diferença, que ocupa espaços importantes e que ajuda a construir com requinte, com carinho e com elegância, um mercado cada vez mais profissional, mais maduro, mais sólido e principalmente mais humano”, discorre Altevir Prado em outro trecho da carta.

Estudos recentes apontam um crescimento exponencial no número de mulheres em cargos de gestão no Brasil passando de 25%, em 2019, para 38% em 2022. Não há um levantamento específico sobre o mercado segurador, mas também é visível o crescimento da presença feminina em todos os níveis, inclusive nos postos de comando.

Para a vice-presidente do Sindseg – PR/MS Mara Ribas, houve uma grande evolução na equidade de tratamento entre os gêneros, mas segundo ela é uma luta que precisa ser mantida.

“A gente sabe que tem muita diferença ainda, não só no mercado segurador, a mulher ocupando o mesmo cargo e tendo uma remuneração menor. Então é algo que vem sendo conquistado aos poucos. Hoje o que a gente tem é uma sociedade mais aberta para entender isso e tomar as providências”, afirma Mara passando uma mensagem de estímulo no Dia da Mulher.

“A gente sabe que a barreira cultural demora para ser diluída ao longo dos anos mas em muitas empresas essas barreiras já foram superadas. Tem profissionais que super se destacam, tem uma posição de liderança, tem outras que ainda não tiveram essa oportunidade e a minha mensagem é assim – trabalhem duro meninas que a gente vai chegar lá e eu tenho plena certeza disso”.

A representante do Sindseg PR/MS em Londrina Viviante Magalhães também acredita que ainda existe um caminho a percorrer, mas com dedicação integral, segundo ela é possível alçar os cargos de gestão.

“Na área de saúde e vida já têm muitas mulheres na gestão, mas nas outras áreas acho que ainda tem um caminho a percorrer. Eu tive o privilégio de ser uma das primeiras mulheres gerentes de seguradoras aqui de Londrina. É preciso conseguir com delicadeza cuidar da sua equipe, da sua empresa e da sua família. O equilíbrio é fundamental e a mulher já nasce com esse dom. É preciso estar presente de fato em cada atividade. Ou seja, estou em casa vou estar presente ali, vou estar no trabalho, estarei de corpo e alma, porque se não for assim, corremos o risco de não fazer nada muito bem feito”, completou.

A carta encaminhada pelo Sindseg PR/MS finaliza com um poema de uma das maiores poetizas brasileiras:

“Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim escolher entre rir e chorar,
ir ou ficar, desistir ou lutar, porque descobri no caminho incerto da vida que o mais importante é decidir”. (Cora Coralina).