O presidente do Sindseg PR/MS, Altevir Prado, esteve pessoalmente na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba (DFRV) na última semana para conhecer as duas novas salas edificadas com apoio do Sindicato. Também participaram da visita o diretor executivo, Ramiro Dias, e o presidente da Comissão de Seguros Patrimoniais, Luiz Borba.

Um dos novos espaços fica na antessala do delegado titular da DFRV, Dr. Eric Guedes, e será usada por assessores para ajudar na produção dos inquéritos policiais sobre furtos e roubos de veículos.

Um outro espaço do corredor foi fechado com paredes e agora se destina a entrega dos veículos recuperados às vítimas. Segundo o Dr. Eric Guedes, antes dessa divisão, não eram raros os casos de vítimas terem que passar pelo constrangimento de oficializar o recebimento do seu automóvel praticamente ao lado de onde era lavrado o auto de prisão do criminoso.

“Tem sido de fundamental importância o apoio e a colaboração do Sindseg PR/MS com a delegacia. O Sindicato ajudou na criação do setor de atendimento ao público e agora com a reforma e criação de duas novas salas. As estatísticas mostram que estamos conseguindo diminuir os furtos e roubos de veículos em 30% a cada semestre. Então é uma parceria importante tanto na redução dos índices, quanto na recuperação de veículos”, disse o delegado.

O presidente do Sindicato Altevir Prado expressou contentamento com o resultado das obras de adequação na DFRV.  “As seguradoras como empresas privadas tem as suas limitações na interação com a delegacia por ser algo privado com o público. Mas o Sindseg PR/MS, como órgão representativo do conjunto das seguradoras, é mais fácil fazer essa interação”, disse enfatizando que seguradoras e polícia atuam no mesmo sentido.

“O setor de seguros tem profundo interesse de ajudar para que a delegacia tenha uma atuação efetiva inibindo os furtos e roubos ou recuperando e devolvendo os veículos aos seus proprietários. A importância de estarmos próximos à delegacia é vital. Podemos compartilhar informações e subsidiar tanto o trabalho da polícia como o das seguradoras”, concluiu.

Segundo informações da DFRV, a média de furtos e roubos diários de veículos em Curitiba que já foi de mais de 60 caiu para 11 ou 12, com índices de recuperação em torno de 50%.