Sonho Seguro – Por Denise Bueno -30/12/2021 08:58

A SulAmérica anunciou a aquisição de 100% da Sompo Saúde, seguradora japonesa com 116 mil usuários de convênio médico no Brasil, por R$ 230 milhões.“Estamos muito satisfeitos e orgulhosos em anunciar essa transação, que envolve duas marcas centenárias e reconhecidas pela alta qualidade de seus produtos e permitirá que, na condição de uma das líderes do mercado de saúde suplementar no Brasil, possamos agregar aos beneficiários, clientes, corretores, prestadores e colaboradores da Sompo Saúde no Brasil toda nossa estratégia de Saúde Integral e Cuidado Coordenado, que vem sendo desenvolvida com sucesso nos últimos anos, ampliando aspectos em que já temos destaque como qualidade, assistência e acolhimento”, diz Ricardo Bottas, presidente da SulAmérica. “Este importante passo estratégico permitirá também o avanço de nosso market-share em nosso principal nicho de atuação nesta relevante região”.

“Com essa operação, vamos poder concentrar nossos planos de crescimento por meio da conquista de market share e do fomento de negócios para os parceiros corretores de seguros nas diferentes regiões do país”, considera Alfredo Lalia Neto, CEO da Sompo Seguros. Essa estratégia pode ser conferida com os resultados da companhia nesse ano. A Sompo Seguros alcançou R$ 3,1 bilhões em Prêmios Emitidos no período de Janeiro a Outubro/2021. Isso representa um crescimento de 5,3% frente os R$ 2,9 bilhões alcançados no mesmo período de 2020.

“A Sompo Seguros continuará a disponibilizar soluções e serviços da mais alta qualidade para clientes e corretores nos múltiplos ramos do mercado brasileiro de seguros gerais em que a companhia atua”, disse Katsuyuki Tajiri, CEO de varejo, diretor executivo da Sompo International Holdings, Ltd. e vice-presidente executivo da Sompo Holdings Ltd. “Esta decisão estratégica de focar nos negócios de seguros gerais nos ajudará a alcançar nossa visão de ser a empresa preferida com crescimento sustentável no Brasil, que vemos como um dos países estrategicamente mais importantes para nossa operação”.

“Vamos poder concentrar nossos planos no fomento de negócios voltados aos múltiplos ramos do mercado brasileiro de seguros gerais em que a companhia atua no Brasil”, complementou Alfredo Lalia Neto, presidente da Sompo Seguros no Brasil. Os recursos da aquisição estão vindo do caixa da companhia, e o valor será pago no momento do fechamento da transação, que ainda depende de aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Veja abaixo o Fato Relevante:

FATO RELEVANTE

Sul América S.A. (B3: SULA11) (“Companhia” ou “SulAmérica”) nos termos da Lei nº 6.404/76 e da Resolução CVM 44/21, conforme alteradas, informa seus acionistas e o mercado em geral que sua controlada Sul América Companhia de Seguro Saúde celebrou, nesta data, com a Sompo Seguros S.A. (“Sompo Seguros”), contrato para aquisição de 100% das ações representativas da totalidade do capital social da Sompo Saúde Seguros S.A. (“Sompo Saúde”) pelo preço de R$ 230 milhões (“Transação”).

A Sompo Saúde é uma seguradora de saúde que atualmente atende aproximadamente 116 mil beneficiários e conta com forte presença no estado de São Paulo. É controlada pela Sompo Seguros, uma empresa subsidiária do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo, que atua há mais de 130 anos no mercado.

A Transação envolve, assim, duas marcas centenárias reconhecidas pela alta qualidade de seus produtos e permitirá à SulAmérica, na condição de uma das líderes do mercado de saúde suplementar no Brasil, agregar aos beneficiários, clientes, corretores e prestadores da Sompo Saúde no Brasil toda a sua estratégia de Saúde Integral e Cuidado Coordenado que vem sendo desenvolvida com sucesso nos últimos anos, ampliando qualidade, assistência e acolhimento.

Quando concluída, a Transação reforçará ainda mais a posição de relevância da SulAmérica na cidade de São Paulo e região metropolitana, reafirmando a estratégia de crescimento no segmento de Saúde e Odonto, adicionando cerca de R$ 650 milhões anuais em receitas e contribuindo de forma relevante para os resultados da Companhia, inclusive por meio das sinergias operacionais que serão viabilizadas.

O fechamento da Transação está condicionado ao cumprimento de determinadas condições precedentes usuais previstas no respectivo contrato, incluindo a aprovação prévia dos órgãos reguladores competentes. A Companhia esclarece, ainda, que a Transação não depende de aprovação em assembleia de acionistas e não ensejará direito de recesso aos acionistas da Companhia, uma vez que não se enquadra no art. 256 da Lei nº 6.404/76.