28/05/2018 / FONTE: CQCS

A Superintendência de Seguros Privados confirmou presença no maior encontro de Insurtech eInovação da América Latina: o CQCS Insurtech & Inovação, que acontecerá nos dias 1 e 2 de Agosto, em São Paulo. A presença da Susep no evento foi confirmada pelo Superintendente da autarquia, Joaquim Mendanha de Ataídes, que garantiu a participação do quadro técnico e de membros da Diretoria Colegiada da Superintendência nos painéis do evento. “Hoje, a Susep está em uma segunda onda e desenvolve, em conjunto com outras autoridades supervisoras do Ministério da Fazenda, um sandbox regulatório para este segmento. As inovações são muito bem-vindas, principalmente, quando elas vêm com o intuito de melhorar a relação entre todos os agentes do mercado – consumidores, empresas e corretores -, mas elas precisam caminhar alinhadas às diretrizes do setor de seguros, que é um mercado regulado”, destaca Mendanha. “A inovação pelas insurtechs poderá ser nova fronteira para a expansão e o fomento da proteção securitária no Brasil. É papel do Estado apoiar eventos dessa natureza”, completa Carlos de Paula, Diretor de Supervisão de Conduta da Susep. O Superintendente da Susep explica que a autoridade reguladora vê toda essa movimentação como um passo fundamental para que o seguro amplie sua função de proteção na sociedade e tem buscado assumir uma agenda de protagonismo em relação ao tema. “Atenta a esse movimento, a Susep criou, em julho do ano passado, uma comissão especial permanente dedicada ao tema inovação e insurtechs. Além da participação da diretoria e do quadro técnico da autarquia, a Comissão é composta pelas principais entidades representativas do setor de seguros”, afirma, emendando em seguida: “O objetivo da Comissão é, além de debater as melhores práticas nacionais e internacionais para o setor de seguros, discutir eventuais avanços na regulação. E como primeiro grande resultado e desdobramento de algumas reuniões, em dezembro do ano passado, o Conselho Nacional de Seguros Privados acatou o voto da Susep em relação à operações de seguros e previdência por meios remotos, com a edição da Resolução CNSP 359 – um marco para o setor”.