Revista Cobertura – Por 15/08/2024 as 01:21
A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Superintendente Alessandro Octaviani e pelo Diretor de Regulação Prudencial e Estudos Econômicos Airton Almeida, participou do evento Finance of Tomorrow, realizado de 12 a 14 de agosto, no Rio de Janeiro.
Incluído no rol de eventos paralelos aos encontros e reuniões diplomáticos do G20, o Finance of Tomorrow reúne especialistas dos setores público, privado e acadêmico internacionais para debater sobre regulamentação financeira na América Latina e Caribe. O principal objetivo é fomentar um ecossistema financeiro digital justo, inclusivo e sustentável na América Latina.
Além de Alessandro Octaviani e Airton Almeida, também estiveram presentes, pela Susep, na Mesa Redonda Reguladora, no dia 14 de agosto, o Coordenador-Geral de Regulação Prudencial, Societária e de Governança, Cesar Neves, e o Analista Técnico Paulo Miller. O debate foi conduzido por Otávio Damaso, Diretor do Banco Central do Brasil e por Sheldon Mills, Diretor Executivo de Consumidores e Concorrência da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA).
Em sua fala, Octaviani aproveitou a oportunidade para compartilhar a experiência da Susep com o Open Insurance, relatando os potenciais do projeto, como o aumento da concorrência, mas também falando sobre pontos essenciais que vem sendo enfrentados no decorrer do processo, como as questões relacionadas à cibersegurança.
Já o painel “O Processo Regulatório – Perspectivas de Candidatos e Reguladores” teve a presença do Diretor Airton Almeida, ao lado de representantes do Banco Central do Brasil e de outras instituições.
Airton falou, em sua participação, sobre o programa Sandbox Regulatório da Susep, que, com o novo edital, priorizará projetos voltados à transformação ecológica e à inovação tecnológica – duas vertentes essenciais ao desenvolvimento econômico sustentável. O Diretor destacou que, com o terceiro edital, a Susep passará a receber propostas de forma contínua, tendo em vista que, diferentemente dos editais anteriores, este ficará aberto por prazo indeterminado.
Ao longo da programação, foram abordados temas como inclusão financeira, tokenização, mercados de carbono, inteligência artificial, investimentos para impactos em mudanças climáticas, Lei de privacidade e regulamentação do setor financeiro, identidade digital e direitos de dados do cliente, combate ao crime financeiro, entre outros assuntos.