G1MS – Por Débora Ricalde – 08/07/2021 17h20  Atualizado há 3 dias

Suspeito de causar prejuízo milionário em fraudes de seguros automotivos é preso após investigações em MS

Após um ano e meio de investigações pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, foi preso o suspeito de liderar uma organização criminosa voltada para a prática de fraudes a seguros automotivos e causar prejuízo milionário. A abordagem ocorreu na noite dessa quarta-feira (7) na cidade de Turvo, em São Paulo, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Conforme a ocorrência, foi possível constatar que o suspeito comprava bases de guincho pelo país inteiro, forjava sinistros que na verdade não haviam ocorrido e recebia os valores por um serviço de guincho que nunca era prestado. Além desses golpes, o homem contava com auxílio de outros indivíduos de empresas relacionadas a seguros de veículos, que forneciam as informações.

“Essa notícia crime chegou para nós no final de 2019, em Água Clara. O suspeito não chegou a residir um ano completo na cidade, mas as pessoas com quem conversamos afirmaram, que tanto ele quanto a esposa trocavam de carro praticamente toda semana. Esse estilo de vida chamou muita atenção, além do fato dele nunca ter comparecido a delegacia, quando chamado para depor”, explica o delegado Felipe Alvatez, que acompanhou as investigações do inicio ao fim, em Água Clara, cidade a 204 km de Campo Grande.

Com ajuda da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta (FENASEG) nas investigações, foi possível identificar que o suspeito comprou no município de MS, um guincho negociado em R$ 1 milhão mas não chegou a pagar o valor por completo, praticando estelionato contra o proprietário. Também foram identificados 11 bases de guincho no país inteiro, utilizado para as fraudes.

O delegado Felipe informou ao G1 que o suspeito agia sempre da mesma maneira. O homem firmava o contrato de valor ‘X’ com os proprietários dos guinchos, dava uma entrada para que as vítimas acreditassem que ele iria pagar e depois não entregava o resto do valor devido.

Além dos guinchos, em 2020 foram apreendidos veículos de luxo ligados ao esquema criminoso. Conforme a investigação, o suspeito comprava e revendia esses automóveis para “lavar o dinheiro”, sendo que em uma única loja de Campo Grande teria adquirido mais de 20 carros.

“É difícil precisar o valor do golpe, porque ele está atuando com esse tipo de fraude desde 2014. Porém se somarmos todos os valores, é com certeza um prejuízo de muitos milhões de reais”, finaliza o delegado.

Além dos guinchos, em 2020 foram apreendidos veículos de luxo ligados ao esquema criminoso — Foto: Polícia Civil/Divulgação

A polícia realizou uma busca e apreensão na casa do suspeito, onde foram encontrados diversos artigos de luxo como bolsas femininas, televisores, relógios, aparelhos celulares e roupas que denunciavam o estilo de vida luxuoso que o criminoso levava com o dinheiro das fraudes. Além de utilizar dois nomes com documentação completa incluindo RG e CPF, sendo um deles falso.