CQCS – Notícias | 1 de junho de 2023 | Fonte: Insurtalks
O seguro de vida é uma ferramenta essencial de proteção para os indivíduos e suas famílias porque além de proporcionar segurança financeira no caso de uma eventualidade, esse tipo de seguro garante que os entes queridos sejam amparados em momentos difíceis. Com o avanço da tecnologia, surgiram também grandes oportunidades para alavancar o crescimento dessa modalidade de seguro, proporcionando benefícios tanto para as seguradoras quanto para os segurados.
Oportunidades disruptivas e catalisadoras de crescimento
Inicialmente, o avanço tecnológico foi encarado como uma ameaça para os setores mais tradicionais de seguros. Essa visão tinha um forte amparo na problemática que envolvia a necessidade de constantes mudanças na forma de estruturar e fazer negócios. No entanto, com o tempo, o setor passou a enxergar essas circunstâncias de grande mudança como oportunidades disruptivas e catalisadoras de crescimento, mesmo em ramos mais tradicionais do setor, como o seguro de vida.
Solução otimizada e inteligente para o Seguro de Vida
Uma das principais maneiras pelas quais a tecnologia tem impulsionado o crescimento do seguro de vida é por meio da automação de processos. Os avanços tecnológicos permitem que as seguradoras melhorem a eficiência de seus sistemas de avaliação de risco, tornando o processo de subscrição mais rápido e preciso. Algoritmos sofisticados podem analisar grandes volumes de dados e identificar padrões para determinar a probabilidade de ocorrência de eventos adversos. Antenada à crescente necessidade de soluções mais otimizadas e inteligentes na esfera de seguros de vida e sabendo das potencialidades da tecnologia, a Atidot, líder inovadora no setor de insurtech, lançou sua nova e avançada plataforma de IA que foi concebida para fornecer análises de seguros de vida incomparáveis e maior envolvimento do cliente.
Alta capacidade de análise preditiva simplifica o processo de tomada de decisão Um grande destaque da nova plataforma da Atidot é sua notável capacidade de prever o comportamento de diversos segurados em tempo real. De vida inteira, vida universal a segurados de vida, esta plataforma simplifica o processo de tomada de decisão. Ele capacita as seguradoras a tomar decisões informadas, otimizando efetivamente suas estratégias de receita e retenção de clientes. “As seguradoras, mesmo operando em negócios mais tradicionais, não podem estar alheias ao caminho da transformação digital”
Rui Palma, diretor de seguros da empresa NTT Data Portugal, consultora global de negócios e tecnologia, afirmou em artigo recente que “As seguradoras, mesmo operando em negócios mais tradicionais, não podem estar alheias ao caminho da transformação digital”. Tal afirmação encontra respaldo na prática quando grandes players como a Tokio Marine, por exemplo, alcança a marca histórica de meio bilhão de reais em Prêmios na Carteira de Pessoas tendo como destaque o produto Vida Individual Tokio Marine.
Investimentos robustos em tecnologia e inovação
O resultado histórico da Tokio é reflexo de um trabalho permanente da seguradora para diversificar e adequar o seu mix de produtos às reais necessidades dos consumidores. Aliado a esse movimento, a Companhia mantém investimentos robustos em tecnologia e inovação com ferramentas que auxiliam no processo de desburocratização do seguro e no desenvolvimento das Assessorias e dos mais de 17 mil corretores ativos no segmento de Vida, que representam 47% da base total de parceiros da seguradora.
Inovação na forma de apresentar o Seguro de Vida Algumas vezes, a novidade do produto não está nele mesmo, mas na forma de apresentá-lo. Alberto Júnior, CEO da holding Grupo Life Brasil, afirmou em um artigo publicado na revista Exame, que o sentimento de que seguro de vida serve apenas para a morte ainda está intrínseco na contratação desse produto e que essa é a forma mais equivocada de se enxergar a modalidade. Ele disse que aquilo que ninguém conta sobre seguro de vida é que existem alguns benefícios complementares ao segurado, como assistências 24h para chaveiro, troca de pneus, mecânico, guincho, telemedicina, assistência pet, etc.
De acordo com Alberto Júnior, depois de apresentar alguns aspectos pouco divulgados do produto, ele se permite falar sobre a morte com o cliente: “Quando comecei a vender seguro de vida para garis, agentes penitenciários, entre outros cidadãos esquecidos por meus colegas de profissão, entendi que teria um desafio: mostrar que se há um coração batendo, isso já é suficiente para considerá-lo valioso”, declarou ele. Portanto, inovar na maneira de apresentar o produto, esclarecendo de uma forma que aproxime o cliente, pode ser o grande salto de valor para o produto, juntamente com o uso das ferramentas digitais disponíveis.
Alcançar uma posição competitiva e garantir um crescimento sustentável
Ao explorar estrategicamente abordagens disruptivas, as seguradoras podem enfrentar os desafios do cenário atual e capitalizar as oportunidades que surgem. Isso envolve aproveitar as vantagens das tecnologias emergentes, repensar modelos de negócios tradicionais, promover uma cultura de inovação contínua e compreender que a tecnologia é a protagonista das maiores transformações no Seguro de Vida . Dessa forma, as seguradoras podem se posicionar de maneira competitiva e garantir um crescimento sustentável em um ambiente cada vez mais digital.