Notícias | 27 de outubro de 2021 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

Nos últimos anos, as seguradoras desenvolveram tecnologias que trazem inúmeros benefícios para os segurados. Entre elas, saber o estilo de direção: arrojado, defensivo. É possível saber isso quando o motorista faz uso da telemetria, tecnologia veicular que permite a coleta de informações de um veículo para analisar o comportamento do motorista ao volante. Utilizando essa ferramenta, seguradoras como Liberty Seguros e Zurich podem conseguir fazer com que o seguro auto fique até 50% mais barato porque usa como base o perfil do motorista.

Fazendo uso do serviço de telemetria, a Liberty Seguros conta com o Liberty Auto Controle que possibilita o valor pago pelo seguro auto ficar até 50% mais acessível que o seguro comum. Essa opção é cobrada por quilometragem e o cliente paga mensalmente apenas pelo quanto dirige. O cálculo para a cobrança do Liberty Auto Controle funciona através da soma do preço base, que é uma taxa fixa independente de quilometragem, ao valor proporcional aos quilômetros percorridos no mês e se multiplica pelo valor da quilometragem.

“Os segurados que optam pelo Auto Controle recebem um dispositivo de fácil instalação no carro, que possibilita o processo de captura da quilometragem rodada de forma totalmente transparente e faz o cálculo da apólice mensal, garantindo ainda mais segurança do automóvel”, explicou Mário Cavalcante, diretor de massificados da companhia.

No caso da Zurich, desde o lançamento do produto, mais de 23 mil usuários fizeram a instalação do app Zurich Driver, que é o utilizado pela seguradora para o serviço de telemetria. “O app oferece benefícios aos clientes, que podem receber descontos na renovação do seguro que chegam a até 25%, bem como participar de desafios e sorteios mensais”, explicou Rafael Ramalho, Diretor Executivo de Personal Lines da Zurich no Brasil.

O app Zurich Driver é uma plataforma que funciona por meio de sensores já existentes no telefone celular do cliente e que registra de forma automática o comportamento do condutor no trânsito – ou seja, a telemetria. “Basta o segurado da Zurich instalar o aplicativo em seu celular e o app passará a monitorar as viagens com base em seis parâmetros fundamentais: Condução Distraída (utilização ou não do celular ao volante); Velocidade; Frenagem; Aceleração; Comportamento nas Curvas; e Pontuação Geral (que é a somatória de todos os parâmetros)”, pontuou Lúcía Sarraceno, Superintendente de Canais Digitais e Relacionamento com o Cliente da Zurich no Brasil