Notícias | 23 de janeiro de 2024 | Fonte: CQCS | Nicholas Godoy
Os brasileiros têm uma afinidade especial com seus carros, buscando não apenas a posse, mas também a segurança. Com isso, a categoria de Seguro Auto sempre foi um dos produtos pioneiros, sendo até considerada uma “porta de entrada” para os consumidores. No entanto, de acordo com dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg), apenas 30% dos carros no Brasil possuem seguro. Diante desse cenário, quais são as perspectivas para o Seguro Auto em 2024, considerando as novas tendências e oportunidades para os corretores de seguros.
Como ponto-chave inicial, a conscientização educacional vem como o objetivo de informar os consumidores sobre os benefícios e sobre exatamente o que se trata o seguro, mostrando para o público a importância de comprar tranquilidade para o seu bem. “Acredito que uma das frentes para mudar essa realidade é por meio da conscientização com foco educacional para esclarecer ao consumidor sobre a importância do seguro, quais as modalidades disponíveis, informações sobre coberturas básicas e adicionais”, destacou Carla Oliveira, Diretora de Automóvel da HDI Seguros, abor
A fim de disseminar essa ideia, a HDI está inovando com produtos personalizados, atendendo às demandas específicas de cada cliente, desde opções básicas até as mais abrangentes – “Desta forma, oferecemos um portfólio de produtos que possui uma gama completa de serviços e coberturas, que realmente são pertinentes ao consumidor e que trazem segurança e proteção, indo desde opções de seguro mais básicas até as mais completas e específicas.”
Já o cenário de carros novos e seminovos, por sua vez, promete ser promissor, com expectativas de aumento nas vendas em 2024. A HDI encara o ano com otimismo, preparada para explorar as oportunidades que surgirem. “O cenário de crescimento é sempre favorável para toda a cadeia que permeia o seguro de automóvel. Sendo assim, a HDI está vendo o 2024 de forma muito otimista e segue preparada para explorar e aproveitar ao máximo todas as oportunidades.”
David Beatham, Diretor Executivo de Automóvel, Massificados e Vida da Allianz, também expressou otimismo em relação ao crescimento significativo esperado para o Seguro Auto em 2024 – “As expectativas para o setor automotivo são positivas, com projeções de crescimento tanto em emplacamentos quanto na produção de veículos. A Anfavea estima um aumento de 7% no volume de emplacamentos e um crescimento de 4,7% na produção. O mercado de seguros automotivos também deve prosperar, com a CNseg prevendo um crescimento de 16,1%,” destacou Beatham.
A Allianz planeja introduzir novidades em seu Seguro Auto, alinhando-se às necessidades do mercado e do consumidor. O foco é oferecer um produto flexível, customizável e simples, buscando melhorias significativas com base no feedback dos corretores – “A Allianz seguirá atenta às necessidades do mercado e do consumidor. Temos a expectativa de entregar aprimoramentos que os corretores sinalizam em nossas interações com eles (consumidores)” – enfatiza David.
Já a Suhai, que atua há 10 anos no mercado, destacou como os corretores podem se preparar para a alta demanda de 2024, focando na preparação educacional, além de ficarem atentos às inovações dos principais setores que ligam ao mercado. “Corretores devem investir em formação contínua, compreendendo as mudanças tecnológicas, regulatórias e de comportamento de consumo. Neste ano, nós da Suhai iremos apresentar ao mercado soluções para os corretores nesse sentido, oferecendo suporte educacional e ferramentas digitais para facilitar a venda e gestão de apólices,” comenta Fernando Soares, CEO da companhia.
Fernando abordou também estratégias para alavancar os negócios, incentivando os corretores a sempre explorar as oportunidades digitais, focar em relacionamentos de longo prazo com os clientes e nos diferenciais da companhia, como aceitação, coberturas personalizadas e processos simples e ágeis, impulsionando negócios.
Destacando a ascensão do setor de carros elétricos, companhias como Allianz e HDI demonstram interesse e foco, alinhando-se à tendência de crescimento desses veículos no Brasil. Ambas buscam preparar seus parceiros para esse mercado em expansão, adaptando conhecimentos e participando de grupos de trabalho para estudar e agregar valor ao setor. A expectativa é de um aumento significativo na presença de carros elétricos, com estimativas indicando que 55% dos veículos vendidos no Brasil em 2040 serão elétricos, segundo a McKinsey & Company. Ambas as empresas reconhecem a importância da diversificação e hiperpersonalização de produtos como uma realidade, investindo em capacitações analíticas, como Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning, para extrair o máximo valor dos dados disponíveis. O foco é transformar informações em benefícios tangíveis para corretores, parceiros e segurados, garantindo relevância no mercado.
Em resumo, o cenário de 2024 no Seguro Auto promete oportunidades significativas para os corretores, impulsionadas pelo crescimento do mercado e pela adaptação às novas demandas dos consumidores.