Folha de São Paulo – 3.out.2024 às 20h13 – Doyinsola Oladipo David ShepardsonNova York e Washington | Reuters

Trabalhadores portuários e operadores de portos dos Estados Unidos chegaram a um acordo provisório que encerrará imediatamente uma greve de três dias que paralisou o transporte marítimo na Costa Leste e na Costa do Golfo dos EUA, disseram nesta quinta-feira (3) o sindicato International Longshoremen’s Association e a United States Maritime Alliance (USMX).

O acordo provisório prevê um aumento salarial de cerca de 62% ao longo de seis anos, disse uma fonte familiarizada com o assunto à Reuters. O sindicato dos trabalhadores estava buscando um aumento de 77%. O grupo de empregadores anteriormente havia elevado sua oferta para quase 50%, que foi negada pelos trabalhadores.

Ambas as partes afirmaram em um comunicado que estenderiam seu contrato principal até 15 de janeiro de 2025 para retornar à mesa de negociações e discutir todas as questões pendentes.

“Com efeito imediato, todas as ações trabalhistas atuais cessarão e todo o trabalho coberto pelo Contrato Principal será retomado”, dizia o comunicado.

Pelo menos 45 navios porta-contêineres que não puderam descarregar estavam ancorados fora dos portos afetados pela greve na Costa Leste e na Costa do Golfo até quarta-feira (2), um aumento em relação aos três antes do início da greve no domingo, de acordo com a Everstream Analytics.

Folha Mercado

A ILA iniciou a greve de 45 mil trabalhadores portuários, a primeira grande paralisação desde 1977, na terça-feira (1º), após o colapso das negociações para um novo contrato de seis anos. A greve afetou 36 portos —incluindo Nova York, Baltimore e Houston— que movimentam uma série de mercadorias em contêineres.

presidente sindical Harold Daggett, que representa os estivadores do país desde 2011, foi um dos principais responsáveis pela paralisação.

A administração do presidente dos EUA, Joe Biden, apoiou o sindicato, pressionando os empregadores dos portos a aumentarem sua oferta para garantir um acordo e citando os lucros elevados da indústria de transporte marítimo desde a pandemia de covid-19.

A administração resistiu repetidamente aos apelos de grupos empresariais e legisladores republicanos para usar poderes federais a fim de interromper a greve —uma medida que poderia minar o apoio dos democratas entre os sindicatos antes da eleição presidencial de 5 de novembro.

Economistas afirmaram que o fechamento dos portos não aumentaria inicialmente os preços ao consumidor porque as empresas haviam acelerado os embarques de produtos-chave nos últimos meses. No entanto, uma paralisação prolongada acabaria por ter impacto, com os preços dos alimentos provavelmente reagindo primeiro, de acordo com economistas do Morgan Stanley.

“Após a primeira semana, podemos esperar algum impacto em produtos perecíveis como bananas, outras frutas, frutos do mar e café, significando que menos mercadorias estão chegando aos consumidores, o que pode potencialmente elevar os preços”, disse Tony Pelli, diretor global de práticas de segurança e resiliência da BSI Americas.