Muito embora o isolamento social seja necessário em muitas das atividades, ainda assim o trabalho em equipe continua graças à tecnologia e à adaptação de cada um de nós, neste longo e cansativo período de pandemia que estamos passando.

E, no “mundo racional”, tão necessitado de companheirismo e de apoio, encontramos interessantes observações de cientistas sobre o porquê da formação em “V” no voo dos gansos, as quais, por analogia, devemos aplicar em nossa jornada profissional e pessoal.

1ª observação

À medida que cada ave bate suas asas, ela cria uma sustentação para a ave seguinte, proporcionando maior rapidez na “viagem” nessa formação do que se cada uma voasse isoladamente.

Portanto, pessoas que compartilham uma direção comum e um senso de equipe chegam ao seu destino mais depressa e facilmente, porque se apoiam na confiança uma das outras.

2ª observação

Sempre que um ganso sai fora de formação, ele repentinamente sente a resistência e o arrasto ao tentar voar só e, de imediato, retorna à formação para tirar vantagem do poder de sustentação da ave à sua frente e de todo o grupo.

Portanto, existe força, poder e segurança em grupo, quando se viaja na mesma direção com pessoas que compartilham um objetivo comum.

3ª observação

Quando o ganso líder se cansa, ele reveza, indo para a traseira do “V”, enquanto outro assume a ponta.

Portanto, é vantajoso o revezamento quando se necessita fazer um trabalho árduo.

4ª observação

Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manterem o ritmo e a velocidade.

Portanto, todos necessitam ser reforçados com apoio, estímulo e encorajamento dos companheiros.

5ª observação

Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, alguns gansos saem da formação e o seguem para ajudar e proteger, acompanhando-o até a solução do problema e, então, reiniciam a jornada juntando-se a outra formação até encontrar o seu grupo original.

Portanto, a solidariedade nas dificuldades é imprescindível em qualquer situação.

Não somente os gansos, mas outras aves também têm suas formações de voo, e animais tem seus clãs e forma de caminhada, sempre com o objetivo de coletividade, de companheirismo, de união, de proteção e de ajuda mútua.

Nós, “humanos”, precisamos nos espelhar nas observações acima, em todos os momentos da vida pois não sabemos em que etapa estamos e, nosso voo continua …