Notícias | 27 de junho de 2022 | Fonte: CQCS l Juliana Winge

Agilidade, eficiência e transparência são alguns dos benefícios da averbação eletrônica. Para o Diretor Executivo da Sompo Seguros, Adaílton Dias, isso reflete diretamente no desempenho do mercado. “Vimos uma grande evolução. Toda essa parte que era muito burocrática, todo o trabalho braçal e operacional que passou a ser feito pela tecnologia nos possibilitou que nossos colaboradores pudessem estar trabalhando em áreas mais nobres. Isso resultou em maior volume de prêmio e número indenizações”, afirmou o executivo durante a Fetransporte Brasil Conference.

De acordo com dados de Dias, a Sompo possui aproximadamente 20% do market share do setor, com uma produção de mais de R$ 700 milhões em seguro transporte, no último ano. Por isso, é muito fácil identificar o impacto da averbação eletrônica no mercado. “Algumas transportadoras, pelo tamanho, tinham que mandar todos os documentos em caixas todo final de mês e a seguradora, junto com o corretor, tinha que processar todos aqueles embarques. Era um volume insano”, lembra. A digitalização permitiu uma melhora da segurança em todo o processo, especialmente para clientes e corretores, que não dependem mais do envio de toda a documentação de forma física. “Em função dos GAPs que haviam no envio e recebimento de papéis, a sinistralidade fazia a conta ficar desequilibrada, o que fez com que muitas empresas saíssem do mercado. A partir de então, o mercado se equilibrou, havendo muito mais oferta”, destacou Dias.

No entanto, o executivo acredita que para o setor se desenvolver ainda mais em relação ao transporte nacional, seria preciso centralizar as informações em um local em que todas as companhias tivessem acesso e fosse gerenciado por alguma entidade com conhecimento do ramo. “Quando olho para o transportador e para o embarcador, eu tenho receio que alguma coisa esteja ficando na mesa em relação ao transporte nacional. Quando o cliente troca de uma seguradora para outra, alguma coisa ainda fica pelo caminho”, concluiu.