Revista Cobertura – Por Redação – 17/10/2024 as 17:40

12º Allianz Motor Day – Resultadosda pesquisa Allianz:

·         Experiência com acidentes: a comparação mostra diferenças significativas nos países analisados.

Como parte do 12º Allianz Motor Day deste ano, foi realizada uma pesquisa com usuários de estradas em cinco países europeus ​sobre a segurança. A principal descoberta representativa da pesquisa é que 50% dos motoristas de veículos pesados ​​na Alemanha frequentemente, ou às vezes, desligam os sistemas de assistência ao usuário em seus caminhões ou vans. A situação é semelhante em outros países: 54% na França e no Reino Unido; 48% na Espanha; e 47% na Itália. Os principais motivosalegados incluem: os sistemas são “impraticáveis”, “irritantes”, “desnecessários” ou às vezes não funcionam corretamente.

Christian Sahr, chefe do Allianz Centre for Technology (AZT), que encomendou o estudo, enfatiza a importância destas descobertas: “Para que servem os melhores sistemas de assistência ao motorista se eles não estiverem ligados? Portanto, é fundamental que os operadores de frotas e os motoristas recebam treinamento abrangente sobre como usar esses sistemas. Além disso, nosso recente estudo de700 acidentes rodoviários mostra o potencial significativo dos modernos sistemas de assistência ao motorista. A pesquisa demonstra ainda a necessidade de mudanças estruturais para melhorar a visibilidade do motorista em veículos comerciais. Estimamos que um terço dos acidentes estudados poderiam ter sido evitados se o motorista do caminhão tivesse sido capaz de ver outros usuários a tempo, com uma linha de visão direta, ou se o caminhão tivesse sido equipado com um assistente de ponto cego ativo.”

Acidentes semanais envolvendo veículos pesados

Aproximadamente um em cada dois motoristas de veículos pesados ​​pesquisados ​​vivencia um conflito perigoso pelo menos uma vez por semana. O fato foi relatado por 53% dos motoristas de caminhão e van na Alemanha, 48% na Espanha, 45% na Itália, 43% na França e 42% no Reino Unido. Ulrich Stephan, chefe de Negócios Comerciais da Allianz Versicherungs-AG, vê um potencial significativo em abordar essa questão. “A perspectiva do motorista mostra que a situação atual leva a um alto número de situações de risco. Além do impacto positivo na segurança viária, sistemas de assistência eficazes também podem beneficiar os operadores de frotas em relação ao seguro dos veículos: apenas veículos protegidos podem ser lucrativos para estes operadores.”

Risco de erro humano

Na pesquisa com usuários gerais de estradas, direção agressiva e desrespeito às regras de trânsito foram citados como os comportamentos inadequados mais observados. Motoristas de veículos pesados ​​mencionaram pontos cegos e ciclistas intransigentes ​​(Alemanha), excesso de velocidade (França), distração (Reino Unido), motoristas imprudentes de patinetes elétricos (Espanha) e uso de celular ao dirigir (Itália) como os maiores riscos. Lucie Bakker, chefe de Sinistros da Allianz Versicherungs-AG, confirma estes fatos com sua experiência na área. “O risco do uso de celular é particularmente alto para vans de entrega porque, ao contrário dos veículos tradicionais, elas não dirigem de porta a porta, mas precisam ficar de olho em seu dispositivo móvel para a próxima parada. Isso é particularmente perceptível no setor de entrega urbana. Vemos uma frequência 20% maior de sinistros de responsabilidade civil para serviços de correio, expresso e encomendas em comparação com veículos de outros setores.”

A experiência com acidentes tem grande variação entre os países

O estudo também mostra que a experiência com colisões rodoviárias difere significativamente entre os países analisados. Enquanto no Reino Unido, apenas 18% dos usuários gerais vivenciam uma situação perigosa com outras pessoas uma vez por semana, esse número sobe para 30% na França, 35% na Alemanha, 46% na Espanha e 55% na Itália.