Notícias | 19 de fevereiro de 2024 | Fonte: Valor Investe
O custo médio do seguro dos carros mais vendidos aumentou em janeiro em comparação a dezembro, segundo uma pesquisa da corretora on-line Minuto Seguros. A alta foi de 9% para os homens e de 7% para as mulheres.
A elevação no preço vai na contramão do que aconteceu no ano de 2023, quando houve uma diminuição de mais de 20% no valor da apólice. Apenas em dezembro, a queda foi de 18%. “Como o preço do seguro caiu expressivamente em dezembro e no ano passado, a subida registrada em janeiro é um ajuste pontual do mercado e não necessariamente é uma tendência para o ano”, afirma Marcia Camacho, diretora de operações da Minuto Seguros.
Para ajudar quem vai contratar ou renovar a apólice e deseja saber se a cotação buscada está barata ou cara, a corretorafez um levantamento do preço médio das seguros dos dez carros mais vendidos em janeiro. Os custos são de São Paulo.
Para as mulheres, o Volkswagen Polo Comfortline 1.0 tem o valor médio da apólice mais barato, de R$ 1.745, enquanto Jeep Compass 1.3 tem o valor mais caro, de R$ 4.310, e mesmo assim está entre os mais vendidos. Para os homens, o Fiat Argo 1.0 tem o custo médio do seguro mais barato, de R$ 2.369, enquanto o Chevrolet Tracker Midnight 1.0 tem o custo médio do seguro mais caro, de R$ 7.510.
A seguir, confira o preço médio das apólices dos veículos mais vendidos em janeiro:
Mulheres
Homens
A pesquisa inclui os dez carros mais vendidos divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). As cotações foram pesquisadas em 15 seguradoras: Azul, Alfa, Aliro, Allianz, Bradesco, HDI, Itaú, Ituran, Liberty, Sompo Seguros, Mapfre, Mitsui, Porto, Tokio Marine e Zurich. O estudo considerou como perfil de um condutor homem e uma condutora mulher, de 35 anos, ambos casados.
Emplataformas on-line de seguros como Minuto Seguros, Bidu, ComparaOnline e Thinkseg, consumidores conseguem comparar preços e contratar os produtos das principais seguradoras. Chamados de marketplaces de seguros, esses sites ajudam a escolher a apólice mais adequada ao perfil e às necessidades, evitando custos desnecessários relacionados a coberturas que não vai usar.
Além disso, consumidores podem contratar o seguro conforme sua necessidade de tempo de cobertura, que pode ser por minutos, horas, dias, meses, ou por trecho percorrido por um carro, por exemplo. Nesse tipo de apólice, o cliente aciona a cobertura quando considera que há risco ou desativa quando não há necessidade, chamado de liga-desliga. Vale a pena considerar também essa alternativa.