Notícias | 19 de fevereiro de 2024 | Fonte: Valor Investe

O custo médio do seguro dos carros mais vendidos aumentou em janeiro em comparação a dezembro, segundo uma pesquisa da corretora on-line Minuto SegurosA alta foi de 9% para os homens e de 7% para as mulheres.

A elevação no preço vai na contramão do que aconteceu no ano de 2023, quando houve uma diminuição de mais de 20% no valor da apóliceApenas em dezembro, a queda foi de 18%. “Como o preço do seguro caiu expressivamente em dezembro e no ano passado, a subida registrada em janeiro é um ajuste pontual do mercado e não necessariamente é uma tendência para o ano”, afirma Marcia Camacho, diretora de operações da Minuto Seguros.

Para ajudar quem vai contratar ou renovar a apólice e deseja saber se a cotação buscada está barata ou cara, a corretorafez um levantamento do preço médio das seguros dos dez carros mais vendidos em janeiro. Os custos são de São Paulo.

Para as mulheres, o Volkswagen Polo Comfortline 1.0 tem o valor médio da apólice mais barato, de R$ 1.745, enquanto Jeep Compass 1.3 tem o valor mais caro, de R$ 4.310, e mesmo assim está entre os mais vendidos. Para os homens, o Fiat Argo 1.0 tem o custo médio do seguro mais barato, de R$ 2.369, enquanto o Chevrolet Tracker Midnight 1.0 tem o custo médio do seguro mais caro, de R$ 7.510.

A seguir, confira o preço médio das apólices dos veículos mais vendidos em janeiro:

Mulheres

Homens

A pesquisa inclui os dez carros mais vendidos divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). As cotações foram pesquisadas em 15 seguradorasAzul, Alfa, Aliro, Allianz, Bradesco, HDI, Itaú, Ituran, Liberty, Sompo Seguros, Mapfre, Mitsui, Porto, Tokio Marine e Zurich. O estudo considerou como perfil de um condutor homem e uma condutora mulher, de 35 anos, ambos casados.

Emplataformas on-line de seguros como Minuto Seguros, Bidu, ComparaOnline e Thinkseg, consumidores conseguem comparar preços e contratar os produtos das principais seguradoras. Chamados de marketplaces de seguros, esses sites ajudam a escolher a apólice mais adequada ao perfil e às necessidades, evitando custos desnecessários relacionados a coberturas que não vai usar.

Além disso, consumidores podem contratar o seguro conforme sua necessidade de tempo de cobertura, que pode ser por minutos, horas, dias, meses, ou por trecho percorrido por um carro, por exemplo. Nesse tipo de apólice, o cliente aciona a cobertura quando considera que há risco ou desativa quando não há necessidade, chamado de liga-desliga. Vale a pena considerar também essa alternativa.