Revista Cobertura – Por 12/08/2024 as 13:11

Minuto Seguros, uma empresa Creditas, líder no segmento de seguros online e uma das principais corretoras do país, realizou um estudo sobre o valor do seguro dos carros mais vendidos no Brasil em julho de 2024. No mês, foram registradas quedas de 16,2% nos valores das apólices para o perfil masculino e de 16,6% para o feminino.

“Os valores em 2024 seguem variando muito, principalmente nos meses em que as apólices femininas se mostram mais caras. Com os dados de julho, tivemos as menores médias de preços do ano, e as quedas de mais de 16% para ambos os perfis podem indicar um movimento de normalização do mercado no segundo semestre”, explica Michel Tanam, Gerente Comercial da Minuto Seguros.

O ranking abrange 11 capitais brasileiras e considera a lista divulgada pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) para determinar os dez carros mais vendidos no período.

Entre os destaques do mês de julho, estão:

(As comparações percentuais a seguir consideram o preço médio de julho/24 contra junho/24)

1. A cidade com os menores preços médios, tanto para o perfil masculino quanto para o feminino, dentre os modelos analisados, foi Porto Alegre, onde o valor foi de R$ 1.894,29 (-2%) para homens, e R$ 2.034,03 (-9,5%) para mulheres.
  2. O Rio de Janeiro registrou os maiores preços médios em ambos os perfis, atingindo R$ 2.542,36 (-11,9%) e R$ 2.770,96 (-13,5%) para o masculino e feminino, respectivamente.
  3. A média geral para todos os modelos e capitais é de R$ 2.075,38 (-16,2%) para o perfil masculino, e R$ 2.277,48 (-16,6%) para o perfil feminino.

Entre as variações mais expressivas de valores para os modelos mais vendidos, nas capitais analisadas, estão:

1.        O Novo Polo Comfortline sobe uma posição e conquista o primeiro lugar na lista dos mais vendidos, registrando queda em ambos os perfis. No masculino, o modelo atinge o valor médio do seguro de R$ 1.944,66 (-16,7%). Já no feminino, o preço médio é de R$ 2.215,43 (-13,8%).

A maior variação do modelo para os homens ocorre em Belo Horizonte, alcançando R$ 1.986,61 (-40,7%), enquanto para as mulheres é em Porto Alegre, custando R$ 2.005,77 (-29,4%).

2.        O Novo Onix Hatch, que cai da terceira para a quarta posição, registra a maior variação na média geral tanto do perfil masculino (-31,9%) quanto do feminino (-31,3%). A capital com a maior variação no perfil masculino é Curitiba, onde chegou a R$ 1.655,90 (-54,7%). No feminino, se dá em Belo Horizonte, chegando a R$ 2.168,14 (-54,1%).

A média dos valores é de R$ 1.789,89 para o perfil masculino e R$ 2.049,44 para o feminino.

3.        O Creta Action, que sobe de nono para quinto na lista da Fenabrave, também registra quedas significativas nos valores para homens e mulheres. No perfil masculino, o modelo atinge o valor de R$ 1.965,31 (-21,1%), já no perfil feminino chega a R$ 2.159,38 (-23,5%).

A maior variação para o perfil masculino é em Belo Horizonte, com valor de R$ 1.958,28 (-32,2%). No feminino, uma das maiores variações se dá em Salvador, com custo de R$ 1.895,73 (-33,9%).

Para saber sobre a cotação de seguro automotivo, basta acessar aqui.

Detalhes da cotação

Capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Recife (PE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Vitória (ES) e Salvador (BA).

Seguradoras: Azul, Alfa, Aliro, Allianz, Bradesco, HDI, Itaú, Ituran, Liberty, Sompo Seguros, Mapfre, Mitsui, Porto Seguro, Tokio Marine e Zurich.

Perfis: Homem e mulher, 35 anos, casado(a).

As cotações mencionadas no texto são as de menor valor dentro dos perfis cotados com as seguradoras.