Sonho Seguro – Por Denise Bueno – 22/09/2022 08:28 – Fonte: Valor
As grandes companhias de seguros vão precisar mudar a estratégia de ser uma organização voltada ao produto para uma que entenda o consumidor e busque atender suas necessidades, afirmou o CEO da seguradora Farmers, Jeffrey Dailey, em apresentação durante o InsureTech Connect (ITC), em Las Vegas. O executivo explicou que no processo de transformação da cultura de inovação da companhia a visão orientada ao produto precisou ser questionada.
“Na perspectiva da companhia, somos muito orientados ao produto. Mas na visão da equipe [de inovação] na verdade não importa tanto o produto que vendemos. A abordagem do time é entender a demografia dos consumidores e que os clientes têm coisas que eles querem que sejam feitas”.
Para o presidente e executivo-chefe de operações (COO) da Verisk, Mark V. Anquilare, as mudanças têm acelerado na indústria de seguros em meio a um cenário de combinação de fatores, como pandemia, guerra, catástrofes climáticas e comportamento de consumidores. “O momento é de aceleração da inovação, acho que as empresas precisam ser capazes de tomar risco e ser criativas, além de alimentar uma cultura de inovação”, avaliou.
Um dos pontos chaves para essa mudança está ligada ao relacionamento com os clientes. “O setor de seguros tem de conseguir ser mais rápido e mais ativo com os consumidores”, disse. Conforme Anquilare, a tecnologia ajuda as seguradoras a entender melhor os riscos, a precificação desses riscos e também as possibilidades de fraudes.
“Todo mundo [no setor] se tornou uma versão digital melhor de si mesmo após a pandemia. Mas é preciso acelerar e evoluir a maneira como usamos inteligência artificial, aprendizado de máquina e promover um engajamento digital [as organizações].”
Um dos desafios de uma grande seguradora em relação à inovação é justamente decidir deixar a zona de conforto negócio. “É realmente difícil para uma companhia grande investir em algo que será pequeno por algum tempo”, explicou Dailey. “Mas nós realmente precisamos ter uma missão e ser devotados a ela. No nosso caso, tem sido entender o consumidor e suas necessidades e acho que temos feito um bom trabalho em todos os tipos de trabalho.”
O CEO da Farmers citou iniciativas como a criação de uma equipe que faz resgates em eventos catastróficos. “Tenho orgulho de nosso trabalho em catástrofes, por exemplo, fomos pioneiros em manter uma frota para evacuações em casos de desastres. Nós literalmente enviamos um exército de pessoas da companhia para lidar com furacões ou incêndios florestais.”
Na visão do CEO da Farmers, “você tem de inovar continuamente, porque se não fizer isso haverá companhias que vão esmagar você”. No momento, reforçou Dailey, “é tentar entender o consumidor e para ele que estamos criando uma categoria de produtos”.