Rádio Band News FM Curitiba – 25 de junho de 2024 – 21:01

Acessando a matéria pelo site da rádio você consegue ouvir os áudios das entrevistas com Altevir Prado e Miguel Fernando.

A história do Paraná e do seguro nos últimos 100 anos é contada no livro “Legado Assegurado”, lançado na Universidade Positivo, em  Curitiba, na noite desta terça-feira (25). O lançamento faz parte das comemorações do centenário do Sindicato das Seguradoras do Paraná (Sindseg PR/MS). Com mais de 500 páginas e valor histórico-científico, a obra mostra os ciclos políticos e econômicos que se sucederam no Brasil e no Paraná. De acordo com o presidente da instituição, Altemir Dias do Prado, o livro é uma conquista para o estado e sindicato.

A obra é resultado de um ano de pesquisas realizadas por uma equipe de sociólogos e cientistas políticos contratada pelo sindicato para registrar o que de mais interessante aconteceu na história do Paraná e do seguro nos últimos 100 anos, como explica o historiador e coordenador da pesquisa, Miguel Fernando.

Durante o lançamento foi realizada a exposição “Seguro através do tempo”, que sintetiza em painéis o rico acervo de textos e imagens históricas que o livro traz.

Os três ícones da comemoração do centenário do Sindseg PR/MS foram expostos ao público em totens, que são: o livro, uma edição especial de um selo comemorativo dos correios e uma medalha chamada “Comenda Medalha Centenária Rosácea Paranista”, criada para homenagear personalidades que se destacaram na difusão da cultura de seguros. O sindicato vai doar exemplares para as bibliotecas públicas dos 399 municípios do estado. A exposição e o lançamento do livro já percorreram o Norte do Paraná (Londrina em 27/05 e Maringá em 28/05), e depois de  Curitiba, o evento deverá se repetir em Ponta Grossa e Cascavel.