No Paraná o vencimento do IPVA conforme a placa do automóvel tem início já no próximo dia 18, a guia de recolhimento precisa ser gerada pelo contribuinte e o desconto para pagamento à vista é de 3%. No Mato Grosso do Sul os vencimentos iniciam no dia 29 de janeiro, os boletos foram enviados pelo correio e o desconto para pagamento à vista é de 15%.
Paraná
No Paraná o vencimento da primeira parcela ou da parcela única do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa em 18 de janeiro de 2021, segundo a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa).
O vencimento dos pagamentos varia de acordo com a placa do veículo. O contribuinte pode escolher o pagamento à vista, com desconto de 3%, ou parcelado. Neste ano, por causa das dificuldades financeiras causadas pela pandemia do novo coronavírus, será possível parcelar em até cinco vezes. Nos anos anteriores eram no máximo três parcelas.
Boleto online
Como já aconteceu em 2020, no Paraná, o boleto não será enviado para casa das pessoas. Para efetuar o pagamento, é preciso emitir a guia pelo site da Sefa que já está disponível desde o dia 1º de janeiro. No site, é preciso acessar a opção “Consultar Débitos do IPVA” na aba de Serviços. Para acessar o boleto, é preciso ter em mãos o número do Renavam, que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
Segundo o governo estadual, é possível pagar o imposto também diretamente nos caixas ou canais de atendimento no Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop.
Mato Grosso do Sul
O IPVA também pode ser parcelado em até cinco vezes no Mato Grosso do Sul, porém o desconto para pagamento à vista (de 15%) é bem maior do que no Paraná. O vencimento no Mato Grosso do Sul também segue outro calendário. O pagamento em cota única ou a primeira parcela vencem somente no dia 29 de janeiro.
No Mato Grosso do Sul o boleto foi enviado pelo correio. O governo orienta os contribuintes para verificarem a autenticidade dos boletos antes de efetuar o pagamento. A checagem pode ser feita em: https://servicos.efazenda.ms.gov.br/daemsabertopublico/consultadaems
A entrega dos carnês do IPVA 2021 teve início no mês de dezembro. Conforme dados da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-MS) estão sendo entregues 1.121.364 boletos. O IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado, ficando atrás apenas do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
De acordo com o Chefe da Unidade de Fiscalização do IPVA, Paulo Sergio Monteiro Ferreira, a expectativa de arrecadação gira em torno de R$ 890 milhões. Ele alertou que os proprietários de veículos que foram adquiridos nos meses de novembro de dezembro de 2020 podem não ter recebido os boletos até o dia 20 de dezembro. “Nesse caso será feita uma nova remessa no início de janeiro de 2021”, explicou.