Folha de São Paulo – 18.nov.2024 às 6h00
A venda de veículos em 2024 está perto de superar o resultado de 2023. O ritmo de emplacamentos indica que a marca de 2,308 milhões de unidades atingida no ano passado deve ser ultrapassada no início da próxima semana.
Até outubro, já foram comercializadas 2,124 milhões de unidades, um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Os números contabilizados pela Fenabrave (associação dos distribuidores) incluem carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões.
A picape Fiat Strada se mantém na liderança de mercado, com 116.090 licenciamentos no acumulado do ano (janeiro a outubro). O hatch Volkswagen Polo ocupa a segunda posição (111.998), seguido por Chevrolet Onix (77.521), Hyundai HB20 (74.786) e Fiat Argo (73.784).
A média diária de vendas se manteve acima de 11 mil unidades nos últimos dois meses, o que mostra a aceleração do mercado no segundo semestre. A tendência é de resultados mais expressivos em novembro e dezembro, períodos impulsionados pelo pagamento do 13º salário.
O que mais tem animado as montadoras é a reação das vendas no varejo. Ao se considerar os carros de passeio e os veículos comerciais leves, as compras registradas por pessoas físicas somam 1,04 milhão de unidades no acumulado do ano. Trata-se de um crescimento de 16,8% em relação ao mesmo período de 2023.
A vantagem está na maior rentabilidade em comparação às vendas diretas, segmento no qual as locadoras são as principais clientes.
A indústria automotiva tem a esperança de ver um ciclo contínuo de crescimento, e alguns fatores contribuem para que o mercado automotivo siga em alta ao longo de 2025. A concessão de crédito segue em expansão, e há os lançamentos de modelos híbridos flex.
Além disso, campeões de venda serão renovados no próximo ano, a exemplo do Chevrolet Onix. O inédito SUV compacto Volkswagen Tera também deve movimentar o mercado entre os carros de alto volume de comercialização.
Fiat Strada – 120,6 mil unidades DivulgaçãoMais
Contudo, a elevação da taxa básica de juros e o endividamento das famílias trazem dúvidas sobre a força dessa retomada. Além desses fatores, há a recomposição dos preços de carros zero-quilômetro nesta década, que resultaram no fim do segmento de populares.
Fabricantes e revendedores aguardam por uma longa sequência de alta nos emplacamentos, como a ocorrida entre 2003 e 2012 –ano em que as vendas de veículos leves e pesados somaram 3,8 milhões de unidades. O cenário atual, embora traga dados positivos, mostra que a repetição desse número é um sonho distante.