- Revista Apólice – Segunda, 06 Fevereiro 2023 18:10 – Escrito ou enviado por Helena Carnieri – SEGS.com.br – Categoria: Seguros
Veja dicas para usar as melhores plataformas de conteúdo BtoB e de serviços
A rapidez com que surgem e morrem plataformas de comunicação tem sido alucinante, e para as empresas o desafio é escolher as melhores mídias para estar presente – e como fazer para obter resultados.
Em 2022, vimos muitas organizações aderirem às redes sociais mais descontraídas, como o Tik Tok, por exemplo, mas seria essa uma boa decisão para qualquer marca? “Essa plataforma nem sempre é indicada para empresários e profissionais, pois é de baixo valor agregado para conteúdos de relevância corporativa”, sugere a coordenadora de Social Media da Smartcom Inteligência em Comunicação, Adriana Amorim.
Diferente do Instagram e Facebook, cujas postagens se baseiam principalmente em fotos e textos, o TikTok é uma rede social de vídeos de curta duração, entre 15 e 60 segundos. Trata-se de uma rede criada com o objetivo de compartilhar cenas curtas, que permite gravar vídeos com dublagens, além de acrescentar filtros e emojis. As dancinhas são apenas uma das faces desse aplicativo, pois muitas tendências, por incrível que pareça, nascem ali e depois migram para outras redes.
Já o Foursquare é um guia colaborativo informal que traz opiniões sobre restaurantes, teatros, praças e cafés, empresas e locais públicos. “Cada rede tem seu perfil de usuários, e indicamos a melhor solução para cada necessidade do cliente de acordo com o objetivo a ser alcançado”, explica a coordenadora de Social Media.
Enquanto isso, o Twitter, conhecido como “Muro das Lamentações” pelo grande número de conflitos ali presentes, soma diversos cases de empresas que souberam monitorar conversas e tendências para aproveitar oportunidades de relacionamento positivos com seus seguidores.
Para alcançar esse tipo de resultado, só mesmo com o auxílio de consultoria profissional. “O grande desafio é conseguir acompanhar as tendências e novidades que surgem a todo momento. A comunicação é uma área que muda muito, especialmente nas redes sociais”, complementa a jornalista Lara Maoski, social media na Smartcom.
Ela lembra que a competição do mercado inclui pessoas de diferentes formações, mas que nem sempre existe o planejamento estratégico de forma adequada. “É preciso pensar no impacto do que se faz, no público-alvo, nos objetivos a serem atingidos. E tudo isso passa pelo profundo conhecimento do negócio do seu cliente e do mercado em que ele está inserido.”
Com muita atualização, pesquisa e metas factíveis, teremos um 2023 de comunicação mais assertiva e resultados ainda melhores!
Sobre a Smartcom: Agência de comunicação sediada em Curitiba, a Smartcom oferece serviços de gerenciamento e conteúdo para redes sociais, assessoria de imprensa internacional, design, endomarketing e auditoria de posicionamento interno e externo. Com braços na Alemanha, Argentina e no interior do Paraná, além de profissionais de comunicação qualificados, garante a conexão entre os pontos envolvidos no segmento do Business to Business, que envolvem newsletters, revistas institucionais internas e externas, informativos, bem como ações de relacionamento individualizado com influenciadores digitais e da mídia. O portfólio de clientes é composto por companhias das áreas de Papel e Celulose, Tecnologia, Meio Ambiente, Saúde, Cultural, Terceiro Setor, Alimentação, Automotivo, Comércio e Indústria, Trânsito & Transporte e Direito.