Notícias | 28 de novembro de 2022 | Fonte: Segfy por CQCS
As redes sociais mudaram a forma como nos comunicamos com o mundo e porque essa tendência não passaria também para o mundo dos negócios?
Uma pesquisa realizada pela MOBILE TIME, em parceria com a Opinion Box, revela que 80% dos brasileiros que possuem smartphone, usam o whatsapp para se comunicar com suas marcas favoritas. Diante disso, as corretoras de seguros passaram a avaliar o uso dessa ferramenta como parte de sua estratégia de marketing digital e de vendas, considerando seus potenciais. Além disso, a ferramenta é muito poderosa no caso de corretores autônomos, que já consideram o aplicativo como um dos principais canais de contato com seus clientes.
O fato é que o whatsApp vem ganhando nova utilidade. A troca de mensagens de texto, áudio e imagens, sem gastos adicionais como o SMS – bastando estarem conectados à uma rede sem fio de internet é uma vantagem e tanto. Além disso, estima-se que 98% das mensagens de texto são abertas e lidas em até 3 segundos, enquanto a taxa de abertura de um e-mail é de apenas 22%.
Pensando em se reinventar, os corretores já sabem que fazer bom uso do whatsapp ajuda, e muito, a divulgar a marca, se comunicar com o segurado, vender mais, estar sempre presente na vida do cliente e estreitar o relacionamento.
Abaixo separamos alguma dicas para você utilizar o whatsApp para fins de marketing e comerciais e se destacar:
Atendimento Rápido via whatsapp
Vivemos uma geração de um comportamento faminto por informações e resolução de problemas. E nossos clientes não são diferentes. Usuários e consumidores esperam, cada vez mais, respostas imediatas às suas perguntas. O cliente recorre ao whatsapp como meio de interação, simplesmente por se tratar do meio mais rápido e prático
O primeiro passo então é ter um número disponível de WhatsApp. Divulgá-lo em outros canais começa a sinalizar ao cliente que sua corretora está disponível também com mais um espaço de atendimento
Estabelecido esse canal, o segundo passo é ter uma equipe ou você separar um tempo do seu dia para dar atenção às demandas dos clientes em tempo real, recebendo, gerenciando e respondendo às mensagens dos usuários pela plataforma.
Oferta de serviços pelo whatsapp
Se sua corretora não está preparada para oferecer serviços através do whastapp como auxílio na abertura de sinistro, deixe isso claro para seus clientes.
Seus clientes precisam saber que esse canal é funcional apenas para dúvidas e propostas comerciais, mas que em algumas situações os protocolos tradicionais precisam ser mantidos.
O ideal é ter dois números, um para o comercial e outro para atendimento da sua base de clientes.
Cordialidade conquista o cliente
Nunca deixe de agradecer seus clientes, mesmo que ele tenha te chamado no whatsapp para tirar uma dúvida. Se você ganhou um prêmio, bateu a sua meta de vendas, ou simplesmente está feliz por fechar novas vendas, agradeça seus clientes atuais.
São seus clientes atuais (e até os prospects) que auxiliam sua corretora a vender mais e bater as metas. Agradecimentos sinceros e feitos de forma personalizada representam uma ação de baixo custo e alto impacto. Os clientes ficam felizes ao mesmo tempo em que o nível de confiança em sua empresa aumenta.
Todo esse tratamento especial traz bons resultados financeiros para a sua corretora também, clientes satisfeitos tem muito mais chance de comprar mais produtos da sua corretora. Lembre-se: é cerca de 5 vezes mais barato vender um novo produto para um cliente antigo do que buscar um novo cliente, então nunca esqueça de oferecer para os seus clientes atuais produtos que eles ainda não têm, mas que se encaixam perfeitamente a eles.
Além disso, esses clientes podem também divulgar a sua corretora, trazendo novos prospects e melhorando a visão da sua marca para o público em geral. Então não esqueça do imenso valor de ser cordial com seus clientes e tratá-los de maneira especial.
Use o whatsapp com cuidado
O whatsApp é uma ferramenta de relacionamento e aproximação entre você e seus clientes. E quando você divulga esse novo canal de comunicação, seus clientes percebem que você não vai “fugir”, que se ele precisar, têm o seu número de telefone à mão, para tirar dúvidas ou resolver quaisquer problemas.
Mas cuidado, seus clientes precisam ter em mente qual a finalidade desse canal. Não confunda as coisas e, de maneira alguma, inunde consumidores com muitas propagandas, vídeos e imagens. Você não quer se tornar o chato, né?
A utilização tem ganhando cada vez mais espaço. E lembre-se: um bom corretor de seguros é aquele que se mantém atualizado e por dentro das tendências de mercado.