Sonho Seguro – 19/02/2025 07:32 – por Denise Bueno

2025 é um ano de grandes novidades no seguro massificado, especificamente no segmento de automóvel, para a Zurich Seguros. Em 2024, a seguradora registrou um crescimento significativo nesta carteira, impulsionado por estratégias de marketing, inovação em serviços e expansão geográfica. Segundo Fábio Leme, diretor executivo de Personal Lines e Marketing, a seguradora focou em consolidar sua marca, com a campanhas Geração Z, uma nova geração de seguros, que leva os valores dessa geração, como sustentabilidade e inovação como posicionamento.

“2024 foi um ano fantástico para a Zurich considerando consumidores, parceiros comerciais e acionistas. Conseguimos resultados muito positivos com a nossa primeira campanha de marca, que refletiram em todos os nossos produtos”, afirmou em entrevista ao Sonho Seguro. 

No ano passado, a Zurich superou a marca de 500 mil clientes no segmento de automóveis, expandindo sua atuação para novas regiões e ampliando sua base de corretores. A seguradora registrou um crescimento de 14% em prêmios no segmento automotivo até dezembro, superando em quatro vezes o crescimento do mercado, que se manteve estável. A participação de mercado da Zurich no segmento automotivo chegou a 2,5%, consolidando sua posição como a 8ª maior seguradora em grupo econômico.

Além da exposição da marca, Leme cita a melhoria em processos, inovação em serviços e a pegada de sustentabilidade que permeia todos os produtos da companhia. Um dos destaques em serviços foi o lançamento da cobertura de Pequenos Reparos Premium, que permite aos clientes realizar pequenos reparos, como para-choques e faróis, sem precisar acionar a franquia do seguro. “Estamos muito felizes com este serviço, pois somos a única seguradora a oferecer até agora e ele foi muito bem recebido, com adesão superior a 20% dos corretores, além da significativa melhora nos indicadores da percepção dos clientes que já utilizaram a cobertura”, citou.

Um dos corretores a aprovar o serviço foi Luiz Longobardi Junior, diretor nacional Auto/RE da Lojacorr, uma parceria antiga da rede de corretores. Segundo ele, a Zurich tem um papel fundamental por se tratar de um grande player internacional, além de ser uma companhia multiproduto, no segmento de seguros de automóveis. “Neste momento de consolidação do mercado, a Zurich tem grande importância para que possamos levar aos nossos corretores e clientes mais uma opção de produtos competitivos e de qualidade na prestação de serviços inovadores. Temos avançado em vendas, com volumes de prêmios em 2024 com crescimento acima da média de mercado”, acrescentou Longobardi. 

O investimento da Zurich em sustentabilidade tem agregado valor a todos os stakeholders. Uma das iniciativas é o Selo Auto Eco em todas as apólices. O selo oferece aos clientes a opção de utilizar oficinas credenciadas com padrões ESG (Environmental, Social, and Governance), certificadas pelo IQA. Essas oficinas atendem a mais de 200 quesitos, desde iluminação até descarte adequado de materiais. A seguradora também manteve sua oferta pioneira para carros elétricos, lançada em 2019, e hoje conta com 300 oficinas certificadas.

No segmento residencial, a Zurich mais do que dobrou as vendas no canal de corretores. No seguro de vida, a empresa implementou uma série de melhorias com foco no clientecentrismo, elevando o padrão de atendimento em todos os produtos. A seguradora atingiu a marca de 17 milhões de clientes pessoa física em todos os segmentos.

Para 2025, a Zurich planeja continuar investindo em inovação e sustentabilidade, com foco em ampliar a base de corretores e expandir serviços diferenciados, como o Pequenos Reparos Premium. A seguradora também pretende enfrentar os desafios de um cenário econômico com oferta de crédito mais restrita e pressões inflacionárias, que podem impactar os custos de peças e mão de obra. A estratégia inclui investimentos em digitalização e manutenção de serviços que agregam valor ao cliente.

Neste início de ano, a Zurich segue presente nas redes sociais com o patrocínio do Rio Open e campanhas de fortalecimento da marca. O Rio Open encerra a primeira fase da campanha Geração Z – Uma nova geração de seguros, lançada pela companhia em julho de 2024 durante as Olimpíadas, além de fortalecer o compromisso da seguradora com o esporte. 

Felipe Andreoli e Fernando Nardini, embaixadores da companhia, farão cobertura ao vivo, compartilhando com seus seguidores tudo o que acontecerá durante os jogos que acontecem de 15 e 23 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, na Zona Sul do Rio de Janeiro. “Essas ações visam consolidar a Zurich como uma seguradora inovadora e alinhada com as tendências do mercado”, finalizou o executivo.