Como os números indicam, sul-matogrossenses têm valorizado alternativa regulada e supervisionada ao fiador tradicional
Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 2026 – Alugar um imóvel sem fiador, com segurança jurídica e proteção financeira, deixou de ser exceção e passou a integrar a rotina de proprietários e imobiliárias. No Mato Grosso do Sul, esse movimento aparece de forma clara nos números do Seguro Fiança Locatícia: as indenizações pagas pelo produto cresceram 40,5% nos primeiros dez meses de 2025, refletindo a expansão de uma solução regulada que garante o recebimento dos aluguéis e pode incluir coberturas adicionais, como condomínio, IPTU, danos ao imóvel e contas de consumo.
De acordo com levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), as indenizações do Seguro Fiança Locatícia no estado alcançaram R$ 7,4 milhões entre janeiro e outubro de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior. A arrecadação também apresentou crescimento, totalizando R$ 13,92 milhões — alta de 13,4% no período.
Previsto na Lei do Inquilinato, o Seguro Fiança Locatícia é uma das garantias legalmente aceitas nos contratos de locação e foi desenvolvido para proteger proprietários de imóveis e imobiliárias contra prejuízos decorrentes da inadimplência do locatário. Segundo o Glossário do Seguro da CNseg, sua cobertura básica assegura o pagamento dos aluguéis em atraso, podendo ser complementada por garantias que cobrem outras obrigações contratuais.
Para Edvaldo Floresta, integrante da Comissão de Fiança Locatícia da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), o crescimento das indenizações demonstra a efetividade e a solidez do produto. “O seguro vem cumprindo seu papel ao indenizar o proprietário quando há inadimplência, com regras claras, fiscalização da Susep e exigência de reservas técnicas pelas seguradoras, o que garante segurança financeira e o pagamento das indenizações conforme contratado”, afirma.
O Sindicato das Seguradoras do Paraná e de Mato Grosso do Sul (Sindseg PR/MS) alerta que a contratação do produto seja sempre feita em uma seguradora especializada, pois há empresas não regulamentadas, denominadas de “garantidoras”, que não são fiscalizadas e não possuem reservas técnicas, trazendo insegurança aos envolvidos.
“A fiança locatícia sendo contratada com uma seguradora de fato traz garantia e agilidade para operação. Ocorrendo o inadimplemento de algum aluguel, saída antecipada do inquilino sem o pagamento da multa, ou algum prejuízo coberto, geralmente o locatário recebe a indenização assim que aciona o seguro, ou em no máximo 30 dias corridos, contados a partir da entrega de toda a documentação, conforme a nova lei nº 15.040/2024”, explica o diretor executivo do Sindseg PR/MS Ramiro Dias.
Além dos aluguéis, podem ser contratadas coberturas para taxas de condomínio, IPTU, danos ao imóvel, contas de energia, água e gás canalizado, bem como multa por rescisão contratual. O seguro também pode incluir assistências ao inquilino, como serviços de chaveiro, eletricista e apoio jurídico, agregando conveniência à relação locatícia.
O prazo de vigência da apólice acompanha o contrato de locação, e o valor do prêmio é proporcional a esse período. Em caso de encerramento antecipado, quando houver pagamento superior ao valor devido, o consumidor tem direito à devolução proporcional, conforme as regras do mercado segurador.
Como serviço ao consumidor, a FenSeg disponibiliza gratuitamente o guia “Fiança Locatícia: como usar”, que reúne informações práticas sobre funcionamento, coberturas e direitos de locadores e locatários. A publicação pode ser acessada em: https://fenseg.org.br/publicacoes/fianca-locaticia-como-usar
Sobre a CNseg
A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão da CNseg é prover serviços que melhoram a vida das pessoas e a realização dos negócios, permitindo o crescimento da economia brasileira. Acompanhe as novidades sobre o trabalho da CNseg no site cnseg.org.br ou no portal noticiasdoseguro.org.br, maior hub de notícias sobre o setor. Siga ainda os canais da CNseg no Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube, além dos novos perfis o TikTok, o institucional cnsegoficiale o voltado para educação financeira de jovens adultos guiadavidaadulta.

